O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
A Brivia anunciou, nesta quinta-feira (7), a aquisição de 100% do capital da Heads, uma das maiores agências de comunicação do Brasil. Com a operação, o grupo deve chegar ao final de 2022 com mais de 450 colaboradores e superar os R$ 200 milhões em receita. O valor da transação não foi informado, mas envolveu tanto ações da companhia como recursos financeiros.
Ambas as empresas possuem capital totalmente nacional — o que reforça a busca pela posição de maior grupo independente do setor na América Latina. A Heads se soma às demais agências do conglomerado, como Brivia, Dez e A2C. Ela seguirá operando com autonomia, a partir de agora recebendo aporte de metodologias e tecnologias para ampliar seu conjunto de competências e sua proposta de valor. O processo foi conduzido pelos escritórios CMT, pelo lado da Brivia, e BMA Advogados, pela Heads.
Além da expansão orgânica, a Brivia vem seguindo uma estratégia agressiva de crescimento inorgânico. É a terceira operação de M&A em quatro anos. Em 2018, ocorreu uma fusão com a Dez Comunicação, uma das agências de comunicação mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Em 2020, foi adquirida a A2C, maior agência full de Santa Catarina e uma das top 10 independentes do Brasil. Mais negócios do tipo estão em análise pelo grupo, segundo o CEO Marcio Coelho.
Recentemente, a Brivia se reposicionou como uma creative smartech. O conceito combina três de suas principais características: como as martechs, une soluções de marketing e tecnologia; com o S da palavra smart, expressa a inteligência presente em cada ação desenvolvida; e com o creative, reforça a base de criatividade e inovação que estão a serviço de sua razão de existir.
Segundo Marcio Coelho, a compra da Heads busca fortalecer a capacidade creative. "É um movimento que enaltece o caráter criativo do nosso trabalho — mas que não está limitado a ele, porque se une à tecnologia e às possibilidades da transformação digital." Para o executivo, uma das principais competências que a Heads traz à Brivia é a operação de grandes volumes de mídia.
Com mais de três décadas de atuação, a Heads é um dos principais players de propaganda do país. Atende algumas das maiores marcas do Brasil, como Energisa, Banco Original, Positivo, Óticas Diniz, 51, Unidas e 3M.
Na avaliação do CEO da Heads, Cláudio Loureiro, a empresa compreendeu que o mercado de propaganda mudou — e viu na Brivia um parceiro que traz competências importantes ao negócio. "Nos últimos 15 anos, fomos muito assediados pelos maiores grupos mundiais para negociações semelhantes a essa. Mas o movimento com a Brivia é uma oportunidade de trazer a expertise e a cultura de inovação da Brivia ao ambiente de uma agência tradicional e criativa", ressalta. Loureiro seguirá CEO da Heads, sendo também acionista do grupo.