No Estado, atividades relacionadas à Páscoa são muito concentrados na Serra. Para quem quer ou precisa ficar na Capital e Região Metropolitana, há uma opção para levar as crianças a uma experiência recheada de coelhos — e também papagaios, pavões e outros bichos. A 25 quilômetros de Porto Alegre, a Quinta da Estância, em Viamão, oferece um roteiro focado na data e outras 80 atividades ecológicas e de lazer.
Sócio-diretor da fazenda, Rafael Sittoni Goelzer conta que a programação começou já na quinta-feira (14), mas ainda dá tempo para quem quiser aproveitar no sábado (16). As crianças podem visitar a Toca do Coelho (local que abriga os animais) e alimentá-los.
Seguindo o foco educativo da fazenda, a atividade "ovoscopolio" prevê a apresentação do símbolo dos ovos na Páscoas. Além disso, os participantes aprendem com um embrião se desenvolve dentro de ovos (que não são dos coelhos, claro):
— Inclui ainda caça aos doces, em que as crianças localizam itens escondidos na fazenda, oficina de pintura e produção de pequenos ninhos feitos com palha de milho natural.
No restante do ano, Goelzer explica que os pacotes preveem acesso a todas as atividades. A extensa lista inclui trilhas ecológicas, visitação do viveiro de aves exóticas, passeio a cavalo, atividades noturnas, praças, bateria de esportes radicais e tirolesa, entre outras.
Para dar conta da ampla oferta, a administração organiza roteiros personalizados e oferece hospedagem. Segundo Goelzer, a inclusão é um dos pilares da propriedade. Por isso, a fazenda tem estrutura e atividades adaptadas para pessoas com deficiência:
— Acreditamos que acessibilidade não é só rampa. É proporcionar acesso às atividades para as pessoas. No ano passado, criamos o projeto Trilha para Todos, que é multiacessível. Inclui pessoas que usam cadeira de rodas, cegas, surdas ou tem baixa mobilidade. Também treinamos monitores para atender pessoas com síndrome de down e autismo.
Para participar do roteiro de Páscoa, os visitantes podem contratar o pacote "tarde com piquenique" que prevê atividades das 13h30mim às 17h30min. Inclui entrada, monitoria, acesso às atividades e piquenique. O passeio custa R$ 93 para pessoas de 11 anos
ou mais e R$ 70 para crianças de cinco a 10 anos. A reserva pode ser feita pelo WhatsApp (51 9544-0611), e não é preciso fazer cadastramento prévio.
O quintal da família Goelzer que se transformou na Quinta da Estância
Quem olha para os 125 hectares da propriedade nem imagina que o projeto começou a ser construído em 1,5 hectare de terra. Moradores de Porto Alegre, mas naturais de Passo Fundo, Sônia e Lucídio Goelzer, os pais de Rafael, tinham o sonho de criar os filhos perto da natureza. Por isso, em 1978, quando o mais velho nasceu, os dois compraram, com familiares, a área em Viamão.
— O Lucas (irmão mais velho) é o 'bom culpado' pela compra da terra. Nós nos mudamos para cá em 1981, para realizar esse sonho dos meus pais. Em paralelo, minha mãe era professora de português no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre e trazia as turmas para o 'sítio da professora Sônia' — conta Rafael Goelzer.
Em 1992, a educadora passou a se questionar sobre a possibilidade de ampliar o público, já que somente seus filhos e seus alunos tinham acesso ao espaço. No mesmo ano, fundou a Quinta da Estância.
— Saímos de 1,5 hectare e duas monitoras, minha mãe e minha tia, para 125 hectares e 60 monitores. No primeiro ano, o projeto recebeu 15 escolas, cerca de 1,5 mil visitantes. Desde o início, o projeto surpreendeu as pessoas, pois é mais do que uma 'visita na fazenda'. De certa forma, a estância é uma extensão da sala de aula. Até hoje, fazemos atividades pedagógicas que contemplam de alunos de educação infantil até universidades — finaliza Goelzer.
Essa seção inclui experiências acumuladas ao longo da pandemia e sugestões de leitores. Quem quiser indicar pequenos negócios que se tornam grandes passeios pelas atrações que oferecem, podem mandar pelos e-mails marta.sfredo@zerohora.com.br ou camila.silva@zerohora.com.br ou deixar aqui nos comentários.
* Colaborou Camila Silva