Às margens da Lagoa dos Patos está localizado o Pontal Tapes Hotel, a 100 quilômetros de distância de Porto Alegre. Além de hospedagem, o estabelecimento oferece aos clientes contato com a natureza e culinária típica da região.
Construído em 1995 pelo grupo Verdes Pássaros, o local foi comprado pelos irmãos Felipe Tejada Xavier e Lucas Melleu Tejada Xavier, em 2006. Desde então, o hotel é administrado pela família. Na avaliação de Lucas, a mudança no comando do estabelecimento pode ser considerado uma "quebra de paradigma":
— O Verdes Pássaros é um grupo famoso na construção de diversos hotéis na região e na Capital. Por isso, quando adquirimos o espaço, saímos um pouco do paradigma em que hotéis tradicionais do interior do Estado são passados por gerações da mesma família.
Em um espaço de quatro hectares, quem visita pode realizar caminhas até a beira da lagoa, praticar esportes como futebol, vôlei de quadra e de areia. Além disso, a estrutura é composta por churrasqueiras externas, piscina externa e piscina interna térmica.
Conforme Lucas detalhou à coluna, a gastronomia do espaço funciona como um "cardápio especial" aos finais de semana. Files, aves e massas compõem o menu, mas as "estrelas" estão relacionadas com a própria região.
Quem almoçar ou jantar no local pode provar peixes da própria lagoa. Um dos clássicos do estabelecimento é o file de peixe à moda butiazal, feito com molho de mostarda e, como o nome sugere, de butiá, fruta típica da região.
Atualmente, os proprietários celebram a retomada do ritmo pré-pandêmico. Por isso, é necessário reservar o espaço por meio do número (51) 9803.78775.
— Assim como outras empresas do ramo hoteleiro, alimentício e turístico, o hotel foi impactado pelas restrições e outas medidas impostas para combate ao coronavírus. Aos poucos, fomos retomando e fomos surpreendidos com uma procura positiva. Atualmente, recebendo muitos contatos de grupos e empresas para imersões e eventos — finaliza Lucas.
Essa seção inclui experiências acumuladas ao longo da pandemia e sugestões de leitores. Quem quiser indicar pequenos negócios que se tornam grandes passeios pelas atrações que oferecem, podem mandar pelos e-mails marta.sfredo@zerohora.com.br ou camila.silva@zerohora.com.br ou deixar aqui nos comentários.
* Colaborou Camila Silva