Ao lançar a seção Pequenos Negócios, Grandes Passeios, a coluna imaginava usar algumas experiências pessoais acumuladas ao longo da pandemia enquanto não chegassem sugestões de leitores. Como já surgiram várias indicações, abre espaço para essas novas ideias. A proposta é descobrir pequenos negócios que, pelas atrações que oferecem, acabam se transformando em grandes passeios. Para recomendar um destino, por favor, mande pelos e-mails marta.sfredo@zerohora.com.br ou camila.silva@zerohora.com.br ou deixe aqui nos comentários.
Conheça a cachaçaria que nasceu na "terra do vinho "
Tradicionalmente conhecida pelas vinícolas que formam o Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, na serra gaúcha, também abriga atrações turísticas para os fãs de outras bebidas. É o caso da Casa Bucco, cachaçaria com plantação de cana-de-açúcar de 19 hectares, que construiu a sua história na "terra do vinho".
Em 1925, os imigrantes italianos da família Bucco começaram a produzir cachaça de alambique na região. Por anos, a produção foi organizada de uma forma regionalizada. Em 2000, o consultor técnico em bebidas Moacir Menegotto assumiu a Casa e incorporou a produção de outras bebidas destiladas, como o licor.
Segundo Matheus Menegotto — filho de Moacir e um dos administradores do empreendimento— foi o seu pai quem identificou o potencial turístico da propriedade e passou a desenvolver o modelo de gestão que é utilizado pela empresa atualmente.
No local, clientes e visitantes podem comprar os produtos, conhecer o processo de fabricação das bebidas e se hospedar na pousada que fica dentro da propriedade. A imersão na cultura da cachaça é um forte atrativo do local, mas não é o único.
Localizada no Vale do Rio das Antas, a Casa oferece aos seus visitantes paisagens de "encher os olhos". Durante a estadia na pousada, os hóspedes podem realizar "ecoatividades" como a trilha que tem duração de 3 horas.
Os proprietários advertem que o passeio tem um grau de dificuldade "severo". Ou seja, é recomendando para quem já tem experiência com esse tipo de passeio.
Matheus explica que a localização não é só benéfica para o turismo, mas também para a produção da cana-de-açúcar:
— Durante o inverno, na região próxima do Rio das Antas existe a presença de intensa neblina. Por conta disso, ocorre um microclima propício para a produção da matéria-prima, já que a neblina impede a formação de geadas.
Desde 2012, a empresa passou a produzir também de maneira orgânica. Ou seja, o cultivo da cana-de-açúcar é feito sem adição de fertilizantes químicos ou pesticidas. Além disso, o manejo do canavial é feito de forma manual. Matheus pontua que, atualmente, os rótulos orgânicos são os que tem mais destaque entre os consumidores.
Além das bebidas destiladas, na loja da Casa também estão disponíveis outros produtos fabricados na região como vinhos finos, sucos integrais, geleias e antepastos, cervejas artesanais, artesanatos, cosméticos e uma de embalagens especiais para presentes.
Para visitar o local não é necessário agendamento prévio. A Casa fica aberta das 9h às 17h. Porém, quem deseja se hospedar na pousada deve entrar em contato por meio do e-mail reservas@casabucco.com.br ou pelo telefone (54) 99129-1586.
* Colaborou Camila Silva