O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Em um casarão centenário, a Salumeria Caminhos de Pedras dá início ao projeto de expansão em Gramado. Na Avenida Borges de Medeiros, a marca vai abrir a Casa Della Salumeria, uma loja especializada em embutidos.
Segundo Fabiano Borba, um dos sócios do empreendimento, a Casa também vai operar como um "memorial do salame" já que o visitante tem a possibilidade de conhecer o processo e a história do alimento.
O prédio onde se encontra a loja foi construído em 1920, pela família Daros. O arquiteto Fernando Oltramari, que atua no segmento de prédios históricos, foi o responsável por manter as características originais do espaço.
No local, serão vendidos 13 tipo de salames com receitas de origem italiana e das famílias proprietárias do negócio. Incluindo produtos como o salame Sopressa, feito com pimentas do reino inteiras e o salame erva doce, tradicional da região da Toscana, na Itália.
A loja tem os embutidos como protagonista, mas outros produtos também podem ser consumidos. A unidade tem um bar com sanduíches especiais feitos com pães baguete de fermentação natural, queijos e vinhos.
Segundo César Sandrin, o outro sócio do empreendimento, em resumo, a casa será "focada em produtos da região." As cervejas artesanais e chopes também estão inclusos nesse combo, já que as marcas vendidas no local são fabricadas pelos sócios do projeto.
No mercado há 10 anos, após o lançamento na Serra, a empresa de Bento Gonçalves vai mirar em outras regiões do país, apostando no crescimento da cultura dos embutidos.
— Com seus seis milhões de visitantes/ano, Gramado é hoje a maior plataforma para o lançamento de propostas inovadoras e de alto valor agregado no Brasil — comenta Borba.
* Colaborou Camila Silva
Leia mais na coluna de Marta Sfredo