O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Ainda com muitos desafios para enfrentar, o marketplace (plataforma digital de produtos e serviços) no agronegócio abre oportunidades para produtores, empresas, indústrias e diferentes segmentos do setor primário negociarem seus produtos.
Nesse cenário surgiu a primeira plataforma de marketplace para o agro brasileiro com rede própria de franquias, a gaúcha Campear. O projeto começou a tomar forma em 2019 e, logo depois, o CEO, Jean Fuchs embarcou para o Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, com a ideia para validação e refinamento.
Agoa, a startup com sede no Tecnovates, parque tecnológico da Univates em Lajeado, oferece uma plataforma que funciona como vitrine de compra e venda, aberta a todos os elos da cadeia. Segundo os fundadores da Campear, todo fabricante, comerciante, prestador de serviços ou agricultor familiar, têm a liberdade para expor os seus produtos e serviços.
O mesmo ambiente digital também possui um e-commerce, onde é possível empresas e produtores rurais terem uma filial on-line, oficial, com todos os produtos disponíveis para anúncio ou venda em sua loja virtual. Atualmente, a rede conta com franqueados que abrangem mais de 350 cidades, atuando diretamente no campo com produtores e empresas.
Metas
O objetivo é alcançar todo o território nacional em 2022, com prospecção em vista para 15 Estados. Até o momento, o negócio foi concebido com recursos próprios dos sócios, sem capital externo.
- O desenvolvimento foi todo com tecnologia própria, altamente sofisticada e segura. Nós começamos do zero, foram várias pesquisas e análises antes da plataforma tomar forma, com foco na facilidade de manuseio e na simplicidade de conseguir se relacionar e fazer negócios -revela Fuchs.
São mais de 25 categorias, como insumos, equipamentos, maquinário, animais, imóveis, entre outras que oferecem, inicialmente, a possibilidade de venda direta entre vendedor e comprador, sem intermediários. De acordo com Fuchs, as negociações são transparentes e em um ambiente seguro.
- O usuário pode comparar preços, analisar novos produtos e oferecer a própria produção. Nós apresentamos as ofertas e conectamos as partes interessadas, mas a relação de venda será entre o comprador e o vendedor. Deixamos o vendedor em evidência, sem escondê-lo como acontece em outras plataformas - acrescenta.