Com o objetivo de promover melhorias na cadeia de reciclagem, o iFood fechou parceria com a eureciclo, empresa especializada em logística reversa de embalagens. No Estado, por
meio do projeto iFood Regenera, duas cooperativas de reciclagem serão beneficiadas com a iniciativa: a Coopmate, de Canoas e a Coolabore, de Novo Hamburgo.
— Sabemos que as operações de delivery impactam diretamente na geração de resíduos, criando a necessidade de incluir práticas mais sustentáveis ao processo. Por outro lado, agentes de reciclagem precisam de apoio — afirma André Borges, head de sustentabilidade do iFood.
Borges detalha que a empresa tem dois objetivos principais com o projeto: acabar com a poluição plástica nas suas operações de delivery e tornar-se neutra na emissão de carbono até 2025.
Para o presidente da Coopcamate, Flavio Roberto Aguiar da Silva, o alcance potencial do projeto é "enorme". Ao todo, 62 profissionais atuam na cooperativa, reciclando, mensalmente, 66 toneladas de material.
A eureciclo aplica uma metodologia replicável de diagnóstico e desenvolvimento de projetos de estruturação. Com as cooperativas gaúchas, o objetivo é elevar em 40% a produção de reciclagem, alcançando até dezembro do ano que vem, 150 toneladas mensais de materiais reciclados.
Segundo Joseane da Silva Machado, coordenadora da Coolabore, a cooperativa existe para dar oportunidades, o que será ampliado pela parceria do iFood Regenera com a eureciclo. Atualmente, 25 profissionais atuam na cooperativa, reciclando, em média, 68 toneladas de material por mês.
* Colaborou Camila Silva