Especializada no gerenciamento de benefícios que empresas oferecem a seus funcionários, a VT Soluções foi criada por cinco profissionais que atuavam na área administrativa. No mercado há oito anos, em 2021 empresa adicionou cem clientes na carteira e abriu três filiais, todas no Sudeste: em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Leitor da coluna, Rodolpho Espinoza, entrou em contato para contar a história da empresa. Conta que, sem recursos para investir, a primeira sala foi equipada com "mesas retiradas de uma caçamba de lixo":
— Não tínhamos dinheiro para abrir um negócio, mas conhecíamos o mercado. Começamos pequenos e, aos poucos, fomos crescendo. O nosso primeiro 'grande' cliente chegou após oito meses, fui pessoalmente apresentar a proposta para a equipe de recursos humanos da empresa de segurança Epavi.
Hoje, a VT tem 512 clientes, incluindo empresas como Lojas Renner e Lebes e instituições de saúde como Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Com sede em Porto Alegre, a VT Soluções é focada no gerenciamento de vale-transporte. Por isso, foi bastante afetada no primeiro ano de pandemia. Segundo Espinoza, o faturamento da empresa caiu em 50%. Entretanto, diz que a empresa aproveitou o momento para se reestruturar e investir na modernização:
— Investimos em uma equipe de TI para automatizar processos ainda feitos de forma manual. Fizemos isso para nos preparar para quando o mercado voltasse ao normal. A estratégia deu certo. Com o investimento em tecnologia, ampliamos a nossa argumentação de vendas e conquistamos novos clientes.
O empreendedor explica que, em média, a empresa era responsável por gerir R$ 14 milhões em vale-transporte. No início deste ano, o volume saltou para R$ 22 milhões. Para o próximo ano, a VT projeta ampliar o volume em 35%. Em 2022, além de consolidar sua presença nos mercados da Região Sudeste, a empresa planeja abrir mais três filiais, em Salvador, Brasília e Recife.
* Colaborou Camila Silva