A coluna vem acompanhando as discussões sobre a possibilidade de retorno do horário de verão. Nesta terça-feira (21), o Datafolha divulgou pesquisa que mostra mais da metade dos brasileiros a favor da volta do fuso especial.
Feita de 13 e 15 de setembro, com 3.667 brasileiros em 190 municípios, a pesquisa apontou que 55% dos entrevistados apoiam a iniciativa. Outros 38% são contra a volta do horário de verão. Outros 7% se apresentaram indiferentes ao assunto ou não souberam responder.
O Sul é a região mais favorável a medida, com 63% de adesão dos moradores. Além disso, há grupos de apoio majoritário entre estudantes (74%), pessoas entre 16 e 24 anos (71%) e pessoas com ensino superior (61%).
A análise também inclui a adesão ou contrariedade entre grupos específicos. Entre os entrevistados que avaliam negativamente o governo do presidente Jair Bolsonaro, 63% são a favor da mudança. Já entre os que consideram a atuação gestão boa ou ótima, a adesão é de 42%.
O empresariado está dividido taco a taco sobre o assunto. Entre os entrevistados, 46% são a favor e outros 46% são contra a medida. Conforme a coluna já registrou, várias entidades já demonstram apoio a medida, como Associação Brasileira dos Shopping Centers (Abrasce), Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto Clima e Sociedade.
Os grupos com maioria contrária são os formados por aposentados (49%), pessoas com ensino fundamental (44%) e moradores das regiões Centro-Oeste e Norte (43%). Na semana passada, a coluna publicou uma entrevista com Luiz Eduardo Barata Ferreira , que era diretor-geral do Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS) em 2019, quando foi extinto o horário de verão. Segundo ele, é "imprescindível" ao menos avaliar a volta do fuso especial, pois como "estamos contando megawatt", toda a economia é positiva.
* Colaborou Camila Silva