O início das obras atrasou novamente, quase oito meses, mas a assinatura do contrato de implantação do aeromóvel criado pelo gaúcho Oskar Coester no aeroporto de Guarulhos, com projeto e equipamentos de empresas do Estado, está marcada para quarta-feira (8).
A solenidade está prevista na agenda presidencial (confira clicando aqui) para as 10h. Conforme Marcus Coester, diretor-executivo da Aerom, já havia detalhado à coluna, o período de operação é estimado em 12 anos. A Marcopolo vai fornecer os vagões, e Randon, a parte estrutural das rodas e do sistema de propulsão.
O consórcio que irá construir o "people mover", veículo que fará a ligação entre o terminal aéreo e a linha de metrô de superfície é o AeroGRU, formado pela gaúcha Aerom Mobilidade Sustentável, HTB (responsável pela obra de ampliação do Salgado Filho), TSEA Energia (novo nome da Toshiba South America) e FBS Construtora. Com o atraso no início da implementação, deverá estar em pleno funcionamento apenas em 2023.
O AeroGRU venceu licitação em 2019 e aguardava o encaminhamento do processo final para começar as obras. O valor do contrato, em dezembro de 2019, era de R$ 175 milhões, mas com a alta do custo nesse período, deve sofrer alterações. A definição do novo valor, no entanto, só pode ser feita pela concessionária do terminal, a GRU Airpor, informou Coester à coluna. Sobre o papel do pai, Oskar, no desenvolvimento da tecnologia, o diretor-executivo da Aerom afirmou:
— Ele nos ensinou muitas coisas, entre as quais a persistência.