Depois do recebimento da licença para o início das obras do Boulevard Germânia, o bairro-cidade que o Grupo Zaffari, o da rede de supermercados do esquilo, começam a surgir os primeiros detalhes do cronograma da obra.
Está prevista a construção de condomínios, residências, hipermercado, centro comercial, escola e até universidade. A fase 1, que corresponde a 33% dos R$ 6 bilhões de investimento estimado, começa em seguida.
O primeiro passo será a revitalização do entorno do Arroio Gauchinho, paralelo à BR-116, que será preservada e integrada ao projeto, como área de lazer. Serão 230 mil metros quadrados de uma área verde, aberta ao público.
Os projetos são de Jaime Lerner — que morreu em maio — e de Fermin Vázquez, que contribuiu com o traçado da Orla do Guaíba, em Porto Alegre. Quatro empresas parceiras devem atuar com o Zaffari na execução do bairro-cidade.
Um dos primeiros passos será a instalação de infraestrutura, que inclui abertura de ruas, água e tratamento de efluentes, redes de energia e dados. Não foi definido um cronograma, mas em rápido contato com a coluna, o diretor de expansão do Grupo Zaffari, Cláudio Luiz Zaffari, comentou que o Boulevard Germânia é resultado de "longa caminhada":