Em dois dias, o Grupo Zaffari vai abrir duas lojas, uma na zona norte de Porto Alegre, outra na zona sul. Depois da unidade do bairro Lindoia, inaugurada nesta terça-feira (8), na quinta-feira (10) será a vez de um grande supermercado no bairro Teresópolis.
Segundo o diretor de expansão do grupo, Claudio Luiz Zaffari, até o final do ano não há previsão de novas aberturas.
Como o empresário havia previsto à coluna, o abertura do supermercado no complexo erguido em parceria com a Melnick e o Hospital Moinhos de Vento será ainda no primeiro semestre:
— Estamos confirmando a abertura ao público, às 10h de quinta-feira (10), do Zaffari Teresópolis. Será somente o supermercado. Há previsão de um shopping com 70 lojas que devem abrir ao longo do segundo semestre. E para o início de 2022, está confirmada a abertura de uma Lojas Renner, uma das âncoras do empreendimento — detalha o diretor, acrescentando que haverá 609 vagas de estacionamento, em três subsolos.
Sempre que pode, a coluna tenta fazer as perguntas dos leitores sobre os inúmeros projetos do Zaffari em Porto Alegre. Como de hábito, Claudio Luiz Zaffari é cauteloso:
— É preciso ter certo zelo com essa informação para que seja correta. Hoje (terça-feira, 8), fizemos a abertura ao público do Zaffari Lindoia, com muito cuidado. É uma requalificação do espaço, que nasceu no grupo A.Paulo Feijó (Econômico, do pai do ex-vice-governador Paulo Afonso Feijó) em 1974. É a versão 2022, um novo padrão de loja, em linha com a da Cabral e da da Rua da Praia, mas com evoluções. Nada drástico, são pequenas mudanças que qualificam o conjunto.
A coluna quis saber que evoluções são essas, e o diretor explicou que se trata de melhores revestimentos, novos materiais que o mercado oferece, novas tecnologias da construção civil que ajudam a tornar as edificações mais sustentáveis. No caso da loja do Lindoia, a criação de estacionamento coberto, a instalação de banheiros se a abertura de farmácia de 12 pequenas lojas, além de "arquitetura contemporânea".
— Para este ano, acredito que não consigamos entregar novas lojas além destas. Temos outras frentes, como as obras no Moinhos Shopping, mas não temos previsão de entrega ainda.
Os próximos projetos do Zaffari
Bela Vista
Um dos maiores projetos em execução, inclui duas torres de salas comerciais, em parceria com a construtora Uma e outra da Maxion, empresa do ramo imobiliário do Zaffari, além de um shopping "um pouco menor do que o Moinhos", segundo o empresário. Entre a Avenida Carlos Gomes e as ruas Furriel e Regente, as obras devem "começar a aparecer" no verão, avisa o diretor.
Lucas de Oliveira
A reforma já começou, mas a conclusão deve ficar para 2022.
Nilópolis
Depois da entrega do terreno, prevista para dezembro, começa a preparação de nova obra. O projeto inclui parceria com a Melnick, com torres residenciais de alto padrão para compor com o empreendimento comercial, adiantou o diretor.
Moinhos Shopping
As obras de ampliação já começaram, estão avançando lentamente pelo cuidado com o ruído e com o pó na vizinhança, mas por enquanto estão mais na escavação do que no levantamento de paredes, o que deve ocorrer em uma segunda fase. Inclui a entrada para o estacionamento pela Rua Doutor Timóteo.