Ao informar os resultados do primeiro trimestre de 2021, o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, afirmou que o banco estadual vai fazer "grandes esforços" para aumentar a liberação de financiamentos. O desempenho modesto da carteira de crédito tem gerado preocupação entre ex-dirigentes.
— O grande problema do banco tem sido sua incapacidade de crescer no crédito, uma vez que a carteira pouco cresceu em 2020, tendência que se manteve no primeiro trimestre. A receita de crédito vem caindo, o que limita o resultado — avalia Ricardo Hingel, ex-diretor financeiro do Banrisul.
Coutinho disse que "parte da explicação" para o baixo crescimento do crédito é o fato de o Banrisul não ter linhas de liberação automáticas para empresas — que aumentaram na pandemia —, nem indexadas a moeda estrangeira, que só pela alta do dólar aumenta a carteira, independente de novas concessões. A coluna quis saber as outras partes, e o presidente acrescentou:
— Desde o ano passado, a demanda por investimento é baixa. Temos apetite para financiar, mas não há procura. Agora, estamos otimistas com a economia e vamos realmente fazer grandes esforços para aumentar a carteira de crédito.
Coutinho lembrou que, com o Estado sob bandeira preta, o Banrisul só recebia clientes sob agendamento, o que "reduziu drasticamente a capacidade comercial", muito dependente do contato presencial. Na avaliação do presidente do banco, as taxas de juro são competitivas e os focos para concessão de crédito seguem os mesmos: agronegócio, consignado, micro, pequenas e médias empresas e linhas de sustentabilidade. As linhas para compra de equipamento para geração eólica e solar, exemplificou, aumentaram em 189% o volume contratado e duplicaram o saldo em relação ao primeiro trimestre de 2020.
— Para empresas, estamos operando linhas com base no FGI (Fundo Garantidor de Investimentos) do BNDES. Vamos aumentar nosso aporte para elevar a disponibilidade. O banco fica mais valente no crédito quando tem FGI — disse Coutinho.
Na avaliação de Hingel, o Banrisul tem resultados modestos por excesso de direcionamento a títulos públicos federais. Chama atenção para o fato de, no primeiro trimestre, ter mais recursos aplicados nesses papéis do que na carteira de crédito. Na avaliação do ex-diretor, isso impede a rentabilização da carteira de crédito, prejudicando a lucratividade.
Pouco depois da entrevista à imprensa e minutos antes da teleconferência com analistas de mercado, o Banrisul anunciou que passa a oferecer crédito consignado com carência de até 120 dias e com aumento da margem de 30% para 35%. De janeiro a março, a maior parte do lucro de R$ 278,9 milhões veio da redução de R$ 166,8 milhões nas despesas para compensar perdas com inadimplência.