Em fevereiro, a coluna relatou que a investidora de startups JKH Capital, com sede em Nova York, queria investir R$ 32 milhões na Região Sul e em São Paulo até o final do ano.
E já pegou ritmo: a empresa fundada em 2008 pelo engenheiro e especialista em operações internacionais de investimentos Eduard Joseph Krummenauer, de Novo Hamburgo, vai dirigir R$ 9 milhões à Helius Energy, para desenvolver painéis de energia solar.
Esse aporte ajudará a empresa que já fabrica e fornece módulos fotovoltaicos em sua expansão para o mercado europeu. A Helius Energy, instalada no TechPark da Feevale, está no mercado desde 2008, tem cerca de 50 funcionários no Brasil, além de quatro escritórios em Estados Unidos, Suíça, Hong Kong e China.
O principal objetivo do investimento é desenvolver novas tecnologias para o produto, tornando-o mais competitivo em mercados exigentes e atentos às soluções para energia renovável. Com foco em soluções de energia limpa, tem crescido em ritmo acelerado: somente em 2020, a evolução foi de 280%.
Segundo o fundador da JKH, os investimentos são feitos com capital 100% próprio, o que permite o ritmo acelerado em que estão ocorrendo. Além do aporte na Helius Energy e na Edsun, a JKH está em fase final de tratativas com outras duas empresas e pretende assinar contratos até o final de maio. A JKH abriu abriu seu primeiro escritório no Brasil em Campo Bom, na região metropolitana de Porto Alegre.
A JKH Capital nasceu em 2008 na cidade de Nova York e de lá para cá são 12 anos de história com mais de 22 investimentos realizados, sempre com capital próprio, que já renderam mais de 50 milhões de dólares. Hoje a JKH Capital conta com investimentos no Brasil, Uruguai, USA, Holanda, Suíça, China e Hong Kong. O fundo, que atua com capital próprio, investe em empresas de setores variados e teve crescimento médio de 160% ao ano desde a sua fundação.