Quatro anos após o fechamento da anterior, Porto Alegre ganhou uma nova unidade da rede Urban Arts. Trata-se de uma franquia de galerias de arte que é pioneira do segmento no país.
O retorno da marca ao Estado está sendo comandado pela empresária carioca Fernanda Zagury, com investimento inicial de R$ 700 mil.
Localizada entre as ruas Coronel Bordini e Eudoro Berlink, no bairro Auxiliadora, a galeria tem 250 metros quadrados. A primeira passagem da empresa pelo Capital foi em 2013, instalada na mesma região, e encerrou suas atividades em 2017.
Segundo Fernanda, o objetivo do projeto é fomentar o ambiente de arte e cultura que já existe em Porto Alegre, buscando valorizar os artistas e ampliar o acesso à arte para todos os públicos. A loja reúne acervo de 170 mil obras autorais, entre posters, filetes, quadros em papel fotográfico, almofadas e molduras. Serão expostos itens de 6 mil artistas independentes do Brasil e do mundo.
— Sempre me encantou a ideia de democratização da arte, em que arte e artista são valorizados, e todas as pessoas podem, e devem, ter acesso — detalha Fernanda.
Segundo a empresária carioca, o projeto também busca estreitar relações com artistas locais para valorizar as manifestações culturais gaúchas. A Urban Arts foi criada em 2009 pelo designer gráfico André Diniz. Em 2012, nasceu o modelo de franquias do projeto. Atualmente, a marca tem 30 unidades no país.