Uma rede de farmácias com marca menos conhecida foi a primeira gaúcha a bater a marca de mil lojas.
Nascida no Rio Grande do Sul, a Farmácias Associadas fechou dezembro cumprindo a projeção de ultrapassar essa marca com 125 lojas cadastradas somente no ano passado.
Fundada em Porto Alegre no final de 1999, a rede atuou por quase duas décadas só no Rio Grande do Sul, com foco em cidades do interior. Em 2018, vieram os primeiros associados de Mato Grosso do Sul, que hoje já tem 85 lojas em 45 cidades.
Em 2020, havia o plano de incorporar associados em Goiás e Santa Catarina, até agora com 16 e duas lojas, respectivamente. Nos últimos 12 meses, a marca atingiu um faturamento de R$ 1,34 bilhão, o que corresponde a um crescimento de 14,3% em relação a 2019, consolidando-se como a maior rede associativa de farmácias do país.
A rede é um projeto associativo, diferente das estabelecidas no varejo regular ou de franquias. Para aderir, o dono do estabelecimento independente torna-se sócio da Farmácias Associadas, e passa a ter acesso a compras coletivas, investimentos em marketing e publicidade, treinamentos e assistência jurídica.