Uma das muitas mudanças provocadas pela pandemia ocorreu no topo do ranking das maiores redes de varejo de moda no planeta. A espanhola Inditex, dona da Zara, perdeu o posto para uma marca pouco conhecida no Brasil, a Uniqlo, cuja controladora se chama Fast Retailing.
Na terça-feira (16), essa empresa com sede no Japão alcançou valor de mercado de 10,87 trilhões de ienes (US$ 103 bilhões), superando os 81,7 bilhões de euros (US$ 99 bilhões) da Zara, que tem lojas em Porto Alegre.
A Fast Retailing começou com uma loja de roupas masculinas aberta em 1949 em Yamaguchi, chamada Ogori Shoji. A primeira Uniqlo surgiu em 1984, em Hiroshima. Uma das responsáveis pela moda das jaquetas "de gominho", a Uniqlo não tem lojas no Brasil e, até há pouco tempo, sequer vendia por e-commerce para a América do Sul. Conforme o Nikkei Asia (antes The Nihon Keizai Shimbun, considerado o maior jornal especializado em finanças do mundo pelo critério de circulação), a rede japonesa alcançou o topo do ranking graças a sua linha de roupas casuais, cujas vendas cresceram na pandemia com a expansão do teletrabalho.
É um relato semelhante ao que a coluna ouviu do presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, sobre a diferença de desempenho das lojas que vendem peças informais e das focadas em vestuário mais elaborado. Muito antes da pandemia, o conforto e modelagens sem costuras proporcionadas por avanços tecnológicos faziam parte dos argumentos de venda da rede. Uma de suas linhas, a AIRism, oferece há anos produtos com tecidos respiráveis, de secagem rápida, antimicrobianos e – certo, é um pouco estranho –, autodesodorizantes.
A Uniqlo tem 2.298 lojas, 60% das quais na Ásia, fora do Japão. Com 791 unidades, a China é o segundo maior mercado da rede depois do Japão, com 815 lojas. Foi só com o reforço da rede nos Estados Unidos que a marca passou a vender para o Brasil. É bom lembrar que as compras online no Exterior estão sujeitas a imposto de 60%. A Fast Retailing é dona, ainda, das redes de origem francesa Comptoir des Cotonniers e Princesse Tam-Tam, da Theory, que vende com a grife do estilista Helmut Lang, da americana J Brand, marca usada pelas filhas do ex-presidente Barack Obama, e das japonesas GU e PSLT.
O que pode representar uma entrada "de carona" no Brasil é a venda de produtos da Uniqlo por parceiros do marketplace das Americanas, que a coluna descobriu acidentalmente ao pesquisar informações para esta nota. Mas os preços dessa opção já embutem câmbio, tributos e, claro, uma margem considerável: uma jaqueta "de gominho" da Uniqlo, que custa ao redor de US$ 60 (R$ 322 em valores atuais) e chegaria a R$ 537 com o imposto de 60%, é vendida no site da empresa nacional por R$ 699. Ou seja, só mesmo para quem é muito fã.