Depois de um ano em que as vendas de peças de estação tiveram comportamento bem diferente do habitual, os lojistas de Porto Alegre se preparam para o 25º ano da Liquida PoA com uma ambição: regenerar o comércio local.
A promoção começa em 1o dias, em 26 de fevereiro, e se estende para o começo de março, para dar tempo de o salário chegar ainda dentro do calendário da promoção de preços reduzidos.
– Todos sabemos que 2020 foi desafiador, principalmente para o comerciante que costuma aproveitar mais o Liquida, o que vende roupas, calçados, acessórios em loja de rua ou de shopping. Por isso, pensamos o Liquida para auxiliar na regeneração dos negócios locais – afirma Írio Piva, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre.
Foi com essa consciência que a CDL preparou o Liquida PoA, com material de apoio para os comerciantes, campanha de mídia e muito foco nos pequenos negócios locais. Piva afirma que as grandes redes também se beneficiam, mas o esforço maior será feito para potencializar os pequenos e médios. Conforme o dirigente, há desempenhos muito diferentes entre os que vendem moda casual e os mais focados em peças para festas, muito mais afetados:
– Esse é o momento de ser empático e solidário. Toda a ação tem muito a ver com isso, e esse movimento de ajuda à regeneração. Temos de fazer nosso papel e dar a contribuição da CDL, de mobilizar consumidores e lojistas. Depois, depende um pouco da iniciativa de cada um.
Embora liquidações ainda sejam relacionadas a imagens de filas ou multidões disputando produtos, Piva lembra que esta será obrigatoriamente diferente, pelas restrições em vigor. Lembra que a CDL é uma das entidades empresariais que mantêm no ar uma campanha de conscientização para evitar aglomerações.
– Estamos investindo em campanha de conscientização e, dentro das lojas, os protocolos estão sendo seguidos de maneira rigorosa, respeitando a capacidade de ocupação. Durante o Liquida, tem de continuar obedecendo rigorosamente essas obrigações. Lutamos muito para retomar a atividade econômica e agora somos todos responsáveis. Temos de entender que a pandemia é algo real e quem tem voz, como nós, líderes empresariais, é mais responsável ainda. Ter cuidado é fundamental para que a situação não piore – adverte Piva.