Depois que a coluna publicou notas sobre os preços estratosféricos de cortes de grife nos supermercados de Porto Alegre, recebeu o contato da Gadaria, que se apresenta como "primeira startup de churrasco do sul do país".
No mercado desde 2017, a empresa oferece cortes nobres a preços ainda altos, mas ao menos mais "praticáveis" do que os registrados pelos leitores: seu carro-chefe são cortes nacionais e importados da raça angus. No site, um quilo de picanha uruguaia sai por R$ 109, e um quilo de fraldinha é vendido por R$ 89.
O cardápio inclui ainda o corte de origem americana tomahawk, da grife mineira Carapreta, por "apenas" R$ 99,90 o quilo. Mas os cortes da preciosa raça de origem japonesa wagyu também alcançam a órbita dos R$ 300: o corte steak chorizo (o bife de chorizo dos hermanos) chega a R$ 289,90 ao quilo.
Apesar de ter um pouco mais de três anos de existência, o negócio foi criado por quem entende do segmento. À frente da startup está Thiago Rocha, também proprietário da NW Royal Importadora e Distribuidora, empresa com 24 anos de mercado, especializada em cortes nobres. Segundo Luiza Mendes, gestora do e-commerce, o projeto nasceu a partir da demanda dos consumidores:
— Depois da experiência com a distribuidora, abrimos a Gadaria para atender ao cliente final de forma direta. Muitas pessoas têm dificuldade de escolher os cortes, por falta de conhecimento ou apenas por não querer ir até um açougue. A plataforma também permite comprar por Whatsapp, muitos clientes valorizam uma consultoria.
Luiza afirma que empresa é menos afetada pela alta dos preços das carnes que têm chamado a atenção e pesado no bolso dos consumidores. Como atua em distribuição, seu custo operacional é mais baixo do que o de lojas tradicionais de carnes. Segundo a executiva, os maiores custos da empresa são com armazenamento e transporte.
Na plataforma, os clientes escolhem os produtos e recebem em casa. Quem reside na Região Metropolitana e faz o pedido até as 17h recebe até três horas. Aos sábados, os pedidos devem ser feitos até as 14h. No interior do Estado, o prazo de entrega é de até cinco dias úteis. É possível efetuar a compra e agendar em qual dia e horário o cliente deseja receber os produtos.
Em 2020, por conta do modelo de negócio, a empresa foi favorecida pelo isolamento determinado pela pandemia, diz Luiza. Em relação ao ano anterior, as vendas aumentaram 50%. A Gadaria estima que 70% dos clientes que fizeram uma compra voltaram:
— O modelo de negócio não foi pensado para um período de isolamento social, mas se tornou muito conveniente. Muitos clientes que captamos durante a pandemia mantêm as compras com a gente. Para 2021, planejamos manter o crescimento do ano anterior.