Municípios gaúchos com até 20 mil habitantes estão no foco de uma nova iniciativa do Sebrae-RS, chamada Na Medida. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento local por meio do estímulo ao empreendedorismo.
A nova proposta é parte do Programa Cidade Empreendedora, que hoje está em 13 municípios (Cachoeirinha, Camaquã, Campo Bom, Canoas, Esteio, Frederico Westphalen, Gramado, Panambi, Santo Ângelo, São José do Norte, Tapejara, Uruguaiana e Venâncio Aires) e deve chegar a 41 neste ano.
Conforme o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, esses municípios "têm importante potencial de criação de oportunidades" e serão estimulados com ações estratégicas para promover geração de empregos e renda com a criação de negócios.
A iniciativa prevê quatro eixos, todos baseados na economia local: liderança, compras governamentais, desburocratização e educação empreendedora, que serão aplicados por meio de consultorias, oficinas, cursos e palestras em formato híbrido, com interações presenciais (assim que for possível, claro) e online.
Os municípios que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora podem receber um diagnóstico elaborado pela economista Patrícia Palermo. O documento é feito a partir da análise de dados socioeconômicos, que apontam os fatores positivos, o potencial de crescimento e o que pode ser melhorado para o desenvolvimento local. Mais informações podem ser obtidas no site cidadeempreendedora.sebraers.com.br ou no Sebrae da região.