O sempre absoluto David Coimbra fez sua lista de 30 melhores filmes, o colunista especializado Ticiano Osório apontou os 30 melhores deste século e os colegas me provocaram também a montar uma relação. A jornalista que assina a coluna de economia gosta tanto de cinema que criou uma seção para unir as duas pontas (veja aqui um texto antigo que ganhou atualidade com a transformação de Elon Musk na pessoa mais rica do planeta), cujo retorno volta e meia é sugerido por leitores.
Para ter um ponto de partida, espiei as preferências de David e me surpreendi com nada menos de nove pontos em comum. Muitos são coincidências geracionais. Mas meu gosto por cinema vai muito além de Hollywood, portanto a convergência se limita praticamente a essas obras que tiveram impacto em um determinado período histórico.
Na visão desta jornalista, cinema está longe de ser apenas entretenimento. É aprendizado, experimentação psicológica, estética, antropológica e, obviamente, emocional. Nessa lista, fiz questão de incluir alguns clássicos, muito antigos, por serem obras de formação, como O Sol Nasce para Todos. Também escolhi alguns longe do consenso e muito menos famosos, porque realmente tiveram peso sensorial. Por fim, a lista não é, de jeito nenhum, absoluta, muito menos definitiva. Uma relação sem Cidadão Kane e Jules e Jim parece uma tela rasgada, mas é a deste momento. Amanhã, poderia ser outra.
A lista em comum
Era Uma Vez na América
Cinema Paradiso
Blade Runner
Fargo / Gosto de Sangue
O Silêncio dos Inocentes
Janela Indiscreta
O Último Imperador
O Nome da Rosa
A outra lista
O Escritor Fantasma
A Cor Púrpura
Frances
Amnésia
Os Suspeitos
O Grande Hotel Budapeste
Agenda Oculta
A Vida dos Outros
Morangos Silvestres
Os franceses
Adeus, Meninos
Indochina
Um Conto de ... (série de Eric Rohmer com um filme para cada estação do ano)
Rainha Margot
Duas Garotas Românticas
Os Guarda-chuvas do Amor
O Fabuloso Destino de Amelie Poulain
Os clássicos
O Sol Nasce para Todos
Sonhos (Akira Kurosawa)
Um Corpo que Cai (Vertigo)
Os latinos
Relatos Selvagens
O Segredo dos seus Olhos
O Filho da Noiva
P.S.: peço desculpas a quem já leu, mas voltei para explicar porque Fargo aparece em "dupla" com Gosto de Sangue, ali na lista em comum. Uni os dois porque acho Fargo melhor, mas Gosto de Sangue foi o primeiro filme dos irmãos Cohen que vi, então o impacto foi maior. Assim como os do Almodovar: os melhores são Fale com Ela e A Flor do Meu Segredo, mas nada se compara ao choque de A Lei do Desejo, minha estreia na obra do espanhol.