A 45 dias do fim da estação Azul Linhas Aéreas Brasileiras comunicou o encerramento dos voos de verão da Azul Conecta. No Estado, o projeto ofereceu voos de Porto Alegre para Canela, na Serra, e Torres, no Litoral Norte. As últimas viagens ocorreram no domingo (31).
Em nota, Vitor Silva, gerente de planejamento de malha área da Azul, avalia que a iniciativa estimulou uma demanda até então inexistente e adverte que a deficiência na infraestrutura de alguns aeroportos do país ainda é uma barreira para que a empresa garanta a regularidade dessas operações.
Conforme a empresa, foram feitas 1.175 conexões no país, volume superior ao projetado. Por isso, avalia que os números demonstram que o projeto piloto deu certo. A ideia era fazer com que o morador das metrópoles trocasse o transporte terrestre pelo aéreo durante as férias.
Entretanto, viajantes de outras regiões também demonstraram interesse nos voos. Além de Porto Alegre, os voos também foram realizados com saídas do Rio de Janeiro (RJ), Congonhas (MG), Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE).
Os voos com saída da capital fluminense serão os únicos mantidos fora da temporada de verão, segundo a companhia porque "o governo do Estado do Rio de Janeiro se antecipou e garantiu a continuidade dos voos de maneira regular". O Rio continuará sendo atendido pelos voos da Conecta, a partir do Santos Dumont e também com partidas de Congonhas com destino a Angra, Paraty e Búzios, destinos no litoral do Rio de Janeiro.
Conforme a coluna antecipou, o projeto nasceu de um negócio entre a Azul e a Two Taxi Aereo, dona da marca TwoFlex, que prestava serviços para a Gol no Estado. A Azul adquiriu a empresa área regional por R$ 123 milhões e mudou o nome para Azul Conecta, que opera com 14 aeronaves modelo Cessna Gran Caravan, com capacidade para nove clientes, além de três cargueiros da mesma fabricante.
* Colaborou Camila Silva