Fruto de uma união entre a marca paranaense Los Paleteros e a aceleradora de franquias 300 Franchising nasceu a Melt & Co. (assim mesmo, com ponto de abreviatura). É uma rede que une sorvete, açaí e fondue de chocolate com modelo self service.
A sorveteria, que já opera em Curitiba (PR), tem plano de expansão que inclui a abertura de 10 unidades no Rio Grande do Sul até o final do primeiro semestre deste ano.
A empresa não informa em quais cidades pretende ter pontos de venda, mas adiantou à coluna que contratos de alguns já foram fechados. Outras 20 unidades já estão em implantação em sete Estados: Paraná, São Paulo, Brasília, Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No país, a meta é chegar a, pelo menos, cem unidades franqueadas até dezembro de 2021.
O investimento parte de R$ 180 mil. A empresa entende que o modelo de negócio reduz os custos operacionais das lojas, porque, dependendo do movimento, o sistema de autosserviço possibilita operação por apenas por um funcionário.
A mistura de produtos foi pensada para resistir aos períodos de baixas vendas de sorvetes, como durante o inverno. Segundo Gean Chu, fundador da Los Paleteros e co-fundador da Melt & Co, a ideia central é "bem simples": enquanto os sorvetes vendem mais em dias quentes, as fondues são ideiais para o frio. O açaí foi adicionado após os empresários observarem que o produto tem boa procura durante todo o ano.
A marca tem um modelo de negócio com custos operacionais reduzidos e logística simplificada, com ingredientes secos:
— Toda a produção foi trazida para dentro da loja. Assim, conseguimos utilizar o transporte seco, reduzindo custos e aumentando a lucratividade.
Neste sentindo, a empresa aposta que o modelo desenvolvido pode ser replicado principalmente em lojas de rua e em bairros mais afastados dos grandes centros comerciais.
Leia mais na coluna de Marta Sfredo