Para acelerar seu processo de expansão no país, a rede gaúcha de pizzarias Oca de Savóia recebeu investimento da aceleradora de franquias 300 Franchising. Os números da operação não foram informados. O CEO da empresa, Fábio Xavier, adiantou à coluna que a rede projeta quase triplicar o número de franquias até o final deste ano. Quer alcançar 60 e tem, atualmente, 22 pontos de vendas. Em três anos, o plano é chegar a 300, um número emblemático para a parceira.
– O foco é nas regiões Sul e Sudeste. Nosso objetivo sempre foi chegar a 300 unidades. Ao buscar um investidor, tínhamos dois pré-requisitos: que encurtasse esse plano de expansão de seis para três anos e aceitasse ser sócio minoritário da empresa – explica Xavier.
A expansão é focada em três modelos de negócio: lojas de rua, em shoppings e express. Segundo Xavier a rede planeja abrir, neste ano, 15 unidades no Estado. Os pontos de venda estarão fora da região metropolitana de Porto Alegre. Além da expansão, a Oca pretende incluir em seu cardápio opções de cervejas artesanais. O CEO afirma que ainda está em fase de definição de fornecedores, mas nas redes sociais já cita ao menos uma marca, a Tupiniquim.
Segundo Leonardo Castelo, um dos sócios da 300 Franchising, a Oca de Savóia tem potencial para competir com redes internacionais de pizzaria que atuam no país. Sobre a escolha da empresa gaúcha, Castelo explica que a aceleradora só aposta em empresas que abram, no mínimo, 300 franquias:
– O número é simbólico, pois, em três anos, alcançamos o número de 300 franquias da Ecoville (empresa de produtos de limpeza que o empresário mantém com o irmão Leandro). Avaliamos que construímos um método e decidimos replicá-lo.
Em 2019, o faturamento da rede gaúcha foi de R$ 15 milhões. Com o investimento da parceira, projeta mais que triplicar esse número, alcançando R$ 45 milhões.
* Colaborou Camila Silva