Na próxima semana, O Boticário vai inaugurar suas primeiras lojas com modelo sustentável no Estado, mais especificamente em Ijuí e Pelotas. Na cidade do Noroeste, unidade será aberta no dia 13 e, na da Zona Sul, no dia 17.
As unidades têm 15 metros quadrados e são compostas por uma tonelada de plástico reciclado, entre paredes e piso. Segundo a rede, o novo modelo nasceu da busca da empresa por novos modelos de empreendimento.
A empresa chegou a estudar a utilização de contêineres para essas unidades, mas acabou optando por resíduos plásticos gerados pela indústria. Avaliado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TecPar), o projeto exigiu desenvolvimento de tecnologias para a reutilização da matéria-prima.
Em Ijuí, a loja ficará no Atakarejo Kuchak, com horário de funcionamento entre segunda e sábado, das 8h às 20h, e aos domingos, das 9h às 12h30min. Em Pelotas, os clientes poderão visitar a loja no estacionamento do Stok Center de segunda a domingo, das 8h às 21h.
A empresa também estimula o descarte correto de embalagens entre seus clientes. Segundo Alexandre Bouza, diretor do Boticário, a expansão reforça a mensagem dessa campanha, que é "Boti recicla – você retorna, Boti recicla e transforma."
Desde 2006, O Boticário desenvolve essa iniciativa, considerada uma das maiores do país em logística reversa, que responsabiliza as empresas a coletar, reciclar e restituir à cadeia os resíduos de seus próprios produtos. O projeto tem 4 mil pontos de coleta em cerca de 1,7 mil municípios do país, inclui 20 cooperativas e transportadoras parceiras.