A partir de uma reflexão sobre a origem da expressão Black Friday — que em português significa sexta-feira negra — Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, anunciou que, neste ano, a empresa suspenderia o uso do termo. No Boticário, a data de vendas promocionais que ocorre em 27 de novembro foi batizada de Beauty Week (semana da beleza).
Foi uma das primeiras empresas a reflexão sobre o assunto. Há cerca de dois meses, em uma rede social, Grynbaum, escreveu:
— Há anos conversamos sobre a possível origem do termo Black Friday, sobre a ausência de dados científicos/históricos que comprovem que esse termo realmente não se relacione à questão da escravidão. Então, respeitando os movimentos que sentem desconforto com o termo, decidimos parar de refletir e começar a agir – não teremos mais o termo Black Friday no Grupo Boticário.
O assassinato de João Alberto, no hipermercado Carrefour em Porto Alegre, no dia 19, amplificou a cobrança sobre práticas antirracistas das empresas. A gigante Adidas também não utilizará o termo na data promocional. O período de ofertas foi batizado de Best Week. Segundo a empresa, a decisão foi tomada em "respeito aos movimentos observados no Brasil e no mundo sobre o tema racial."
A rede de postos de combustíveis Ipiranga adotou o termo Yellow Friday. A principal cor da marca foi escolhida para desassociar da cor preto/negra que, segundo a empresa, pode ser interpretada com "viés racial". Em comunicado a empresa informou que "esse processo é reflexo da cultura da companhia, que internamente trabalha uma série de ações para promover mais diversidade e inclusão como, por exemplo, um comitê de diversidade, grupos de afinidade com funcionários voluntários, recrutamento às cegas, treinamento da liderança, entre outros."
Assim como na rede Ipiranga, a cor da marca ganhará destaque nas Lojas Americanas. A rede batizou o período promocional de Red Friday Americanas. Na Azul Linhas Áreas, a marca também será protagonista, por meio da expressão Azul Friday.
A personalização do nome tem ganhado força também entre as marcas do Estado. A Gang, varejista de moda jovem apostou no termo Colourfull Week. Ou seja, a cada dia dessa semana, uma cor tem 50% de desconto.
* Colaborou Camila Silva