Criada no longínquo (para a contagem de tempo das startups) 2011, a uMov.me foi uma das muitas empresas do universo digital que viram sua demanda crescer durante a pandemia.
Agora, em dezembro, seu fundador, Alexandre Trevisan, resolveu dar uma de Papai Noel: está oferecendo a pequenos negócios acesso gratuito a um dos principais serviços da empresa: rotas planejadas de entrega, em um momento em que o delivery volta a ser essencial.
– É só ir lá (clique aqui para o site da empresa), fazer o cadastro e usar. É um processo bem simples. Nosso propósito é desenvolver pessoas e por meios delas, melhorar empresas e a sociedade. Uma das formas de contribuirmos é identificar empresas que tivessem o problema para podemos entregar uma das nossas soluções, que é a rota – detalha Trevisan.
O empreendedor explica que a ferramenta pode ajudar, por exemplo, um minimercado com cinco entregas diárias para fazer. A ferramenta ajuda planejar o transporte de forma otimizada, com o melhor roteiro. A coluna quis saber qual a diferença entre o uso de um aplicativo como o Waze e a plataforma gaúcha, e Trevisan foi claro:
– O Waze direciona transportes ponto a ponto, não concilia várias escalas da forma mais eficiente, com menos tráfego e gasto de combustível. Temos uma ferramenta própria, feita em um projeto em parceria com o Instituto de Informática da UFRGS.
Nesses quase 10 anos de atuação, a uMov.me coleciona clientes de peso, como BRF, Electrolux, Magazine Luiza, Panvel e Plimor. Sua especialidade é a criação de aplicativos empresariais customizados, sem programação. Por isso, tem números superlativos: cerca de de 30 mil aplicativos construídos, 2 mil empresas ativas usando as soluções, 200 mil usuários e um milhão de operações diárias.
– Grandes empresas usam nossa tecnologia para se organizar. Decidimos entregar soluções para os pequenos não só para ajudar a resolver um problema pontual, mas para ganhar eficiência. E também, o que é mais legal, para ajudar a entender que a tecnologia ajuda a ser mais eficiente. É um alinhamento do nosso propósito com problemas reais. Estamos cumprindo o papel social. Cada vez que uma empresa fica mais eficiente, todo o ecossistema fica, a economia melhora, a sociedade melhora – diz Trevisan.
A empresa dedica quase metade de seu espaço para o projeto uMov.me Arena, que se tornou parte do cenário de inovação de Porto Alegre. Para 2021, a empresa projeta aumento na receita de 70%, e reforço de 50% no time, atualmente formado por 70 pessoas.