Um dos setores que mais cresceu durante a pandemia, o comércio eletrônico deve manter
o bom desempenho nos últimos meses deste ano.
Segundo o estudo global Back to Business - Holiday Edition (em português De volta aos negócios - Edição de Festas), 54% dos brasileiros entrevistados vão concentrar as compras de final de ano no e-commerce.
Durante o período, os presentes digitais devem ganhar força: 59% dos participantes vão apostar em produtos ou serviços nesse formato. Cerca de 31% esperam dar mais vales-presentes digitais do que no ano passado. O entretenimento digital aparece em segundo lugar como opção de presente, com 25%, seguido dos esportes eletrônicos (jogos, acessórios e assinaturas), com 24%.
A pesquisa indica também um bom momento para os pequenos empresários: 58% dos entrevistados afirmaram que pretendem apoiar o comércio de seu bairro, de forma online ou presencial. Conforme o estudo, quatro em cada cinco pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras consideram a época relevante para os negócios.
— O ano de 2020 foi desafiador para pequenas e médias empresas brasileiras, mas inspirou a superação e a entrada de muitos negócios no mundo online — afirmou, em nota, Fernando Teles, principal executivo da Visa no país.
Para atender a demanda do período, 32% dos empreendedores afirmaram que vão estender seu horário comercial, 29% pretendem digitalizar partes de suas operações comerciais, 26% vão investir em infraestrutura física e 18% planejam ampliar o quadro de funcionários — percentual baixo para a data. Cerca de 17% dos pequenos empreendedores avaliam que seus negócios não estão preparados para enfrentar o fluxo de vendas da alta temporada.
*Colaborou Camila Silva