Especializada em serviços tecnológicos para gestão de pequenas e microempresas, a Compufour, de Santa Catarina, vai investir ao menos R$ 1 milhão na ampliação de suas operações no Rio Grande do Sul. Com foco nos setores de serviços e varejo, a ação é voltada para a região metropolitana de Porto Alegre.
Há cerca de um mês, a empresa catarinense foi adquirida pelo grupo italiano de software Zucchetti, por R$ 100 milhões, e a expansão no Estado é o primeiro passo da estratégia de crescimento no país.
Segundo o diretor comercial da Compufour , Marcos Adriano Guasso, a Região Metropolitana foi escolhida por ter grande volume e variedade de empresas nas áreas de varejo e serviços:
— São dois motivos essenciais. Nós conhecemos a região, a cultura, as tradições e as formas de atuação do mercado gaúcho. Isso é muito importante para um projeto novo como esse. Além disso, é uma região que concentra 4,5 milhões de pessoas, com uma variedade de perfis em sua extensão territorial. Tem muito potencial.
A empresa opera com representantes que oferecem serviços para os negócios locais. O investimento no Estado também é guiado pela percepção da Compufour de que se trata de um mercado "pouco explorado". Para atender os clientes da região, terá um escritório virtual, além de canais digitais.
Segundo a empresa, a maior parte do investimento será utilizado para isentar as licenças dos softwares oferecidos pela empresa. Também serão contratados funcionários. As primeiras 2 mil empresas que contratarem o software para gestão ClippPro terão seis meses de licença gratuita. Além de englobar as emissões de documentos fiscais, o produto também oferece integração com canais digitais como WhatsApp, Pix, entre outros. Segundo Guasso, a expansão no Estado será base para outras regiões do país:
— Essa ação na Grande Porto Alegre é uma novidade em nosso modelo de negócio, e vamos replicar em mais Estados — detalha.
* Colaborou Camila Silva