Prestes a completar 33 anos no mercado, uma indústria de vestuário de Porto Alegre foi escolhida a melhor fornecedora das Lojas Renner em todo o país.
Com sede em Porto Alegre, a Baduchi atende à varejista de moda há 32 anos e se destacou em um segmento em que Rio Grande do Sul já teve grande peso, no passado, mas estava perdendo relevância ao longo das últimas décadas, especialmente devido à concorrência das roupas chinesas. O fato de a vencedora ser parte da economia local mostra que nem toda peça de vestuário vendida no Brasil é chinesa.
— No meio de tanta adversidade que o mercado impõe para indústrias têxteis do Estado, não esperávamos chegar tão longe. A Renner é uma empresa inovadora, e buscamos acompanhar. Temos um setor próprio de desenvolvimento de inovação. Manter-se atual, investir em tecnologia e sustentabilidade são questões fundamentais para seguir relevante — detalha Eriberto Fardo, que comanda a confecção.
A escolha dos melhores faz parte do Programa de Excelência Renner, com objetivo de apoiar a cadeia de fornecedores no Brasil. A indústria porto-alegrense, focada no fornecimento para grandes redes de varejo, concorreu com outras 325 empresas, a maioria de pequeno e médio porte. A indústria Bebecê Calçados, de Três Coroas, e a Portal Brasil, de Novo Hamburgo, também integram a lista de destacadas pelo programa.
— Queremos que esse destaque sirva de incentivo e estímulo para todas as indústrias têxteis do Estado — diz Fardo.
Os critérios avaliados estão relacionados ao desempenho das empresas em 2019. Durante as etapas do processo foram analisados indicadores de qualidade, sustentabilidade, socioambiental, inovação, eficiência e cooperação. Na pandemia, a indústria que emprega cem funcionários chegou a parar a produção de peças para a rede de varejo. Mas se manteve ativa com o projeto de fabricação de 600 mil unidades de equipamentos de proteção individual (EPIs), promovido pela Renner em parceria com outras quatro grandes empresas.