Em maio, Mauro Borges, diretor do CCG (ex-Centro Clínico Gaúcho), achou que estava com covid-19. Sentia falta de ar e dor nas costas. Nos exames, apareceu uma calcificação que levou a uma angioplastia e a implantação de dois stents, as "molinhas" que garantem que as artérias não fiquem obstruídas.
– Não parei de trabalhar. Fiquei um dia quieto em casa – relata, explicando que a pandemia pegou o CCG em plena expansão, aplicando os R$ 80 milhões previstos no final de 2019.
A pandemia colheu o CCG em pleno voo, que não foi cancelado. Segundo Borges, o aumento de custo de operação de 21 unidades foi compensado pela redução de cirurgias eletivas. De janeiro a agosto, o plano de saúde gaúcho conquistou mais 12,8 mil clientes. Com o caixa garantido, relata o CEO, foi possível até ajudar hospitais parceiros.
Isolamento
"Tenho alternado o trabalho em casa e no escritório, mas estou mais em home office. Procuro ir para o escritório apenas quando é indispensável."
Leituras
"Tenho acompanhado as redes sociais e assistido algumas lives. O que mais está me prendendo neste momento são as atualizações sobre a pandemia, principalmente as ações dos governos e os dados das agências de saúde. Também tenho acompanhando a atuação dos principais hospitais do Brasil, dos EUA e da Europa, buscando contatar colegas para trocar informações. De leituras, nos últimos meses, intensifiquei a procura por artigos que abordam temas como qualidade no atendimento e segurança dos pacientes. Meu livro de cabeceira no momento é The Rule of Three: Surviving and Thriving in Competitive Markets, que descreve as características e competências das empresas que lideram diferentes indústrias."
Combate ao coronavírus
"Tem sido um aprendizado diário para nós que trabalhamos na área da saúde. Estamos diante de uma doença grave, desconhecida, que afeta o lado emocional das pessoas e a forma como lidamos com os negócios. No CCG Saúde, temos um grupo que iniciou como Comitê de Crise e acaba de se tornar Comitê de Retomada, que se reúne diariamente para análises. Seguimos muito atentos aos principais protocolos globais dos órgãos responsáveis para aplicarmos tanto no atendimentos a nossos pacientes quanto a nossos colaboradores. Estamos na linha de frente, nossos profissionais não medem esforços para conduzir da melhor maneira possível todos os casos que chegam até nós. São profissionais que merecem o nosso agradecimento e reconhecimento."
Aprendizado
"O maior, sem dúvida, é a mudança no modelo de liderança, transferindo autonomia para as pessoas que estão na linha de frente. Para isso, foi imprescindível elencarmos as pessoas certas, que estão em sintonia com valores e princípios da empresa. E todo esse processo foi conduzido de uma forma muito rápida. Também aprendemos a não desistir ou paralisar. Para 2020, tínhamos planos importantes de expansão do CCG, que estão sendo cumpridos. Inauguramos uma nova clínica no Centro de Porto Alegre, ampliamos a atuação no Estado e chegamos a Santa Catarina."
Reflexões
"A principal é que tudo muda muito rápido, e precisamos estar prontos. Esse é um ponto que venho pensando muito nos últimos tempos, não só em razão da pandemia, mas também porque, em maio, precisei fazer uma angioplastia com colocação de dois stents (pequenos dispositivos para garantir o fluxo das artérias). Agora já estou curado, mas esse tipo de situação nos faz repensar muitas coisas. Nesses cenários de desafios que passei em 2020, estou exercitando, mais do que nunca, a resiliência."