Quando Carla Tellini trabalhava como publicitária, sentia falta de um bom café em Porto Alegre. Criou a Press, que virou um pequeno império gastronômico. Hoje, a CEO e líder criativa do Grupo Press Gastronomia e Diversão afirma que seu negócio é líder de mercado do segmento premium no Estado. Atua com as marcas Press Bar, Bah, Press Café, Presstisserie, Ô Xiss, Pê Éfe do Xiss e A Cantina do Press. Carla diz que seu maior aprendizado na pandemai foi a paciência, por caracterizar os últimos meses como "provação para pessoas inquietas como eu".
Distanciamento
"Trouxe meu escritório para casa em março, quando todo o corporativo do Press passou a trabalhar em home office, e ainda sigo aqui. Faço muitas reuniões pelo Zoom, e minhas poucas saídas têm sido para nossos restaurantes e cafés que estão operando, ou escapadas até meu sítio na zona sul de Porto Alegre."
Leitura e lazer
"Além de me dedicar ao planejamento do grupo para 2021-2026, me distraio montando playlists novas no meu Spotify e maratonando séries que desconhecia. Minhas leituras diárias estão direcionadas a acompanhar o que está acontecendo na indústria de restaurantes americana, pois o vírus chegou lá algumas semanas antes daqui e vem causando igualmente muito impacto no segmento."
Combate ao coronavírus
"Estamos vivendo um momento surreal que exige, sim, distanciamento social e excelência em todos os cuidados preventivos para evitar o contágio e proteger nosso time e clientes. Para nós, que trabalhamos com alimentos, esse rigor não mudou tanto a rotina, pois já fazia parte do dia a dia. E essa é uma parte imprescindível. Porém, também é fundamental proteger a empresa do impacto econômico. Além das medidas governamentais, o momento exige calma, criatividade, domínio do negócio, antecipação e agilidade nas tomadas de decisões e um time muito forte lutando junto. Esse conjunto fará total diferença para superar a crise econômica sem grandes estragos, enquanto atravessamos a pandemia."
Aprendizado
"Aprendi a ter muito mais paciência. Esses últimos seis meses foram uma provação para pessoas inquietas como eu. Também acredito que um grande aprendizado geral tem sido perceber a insignificância da humanidade em relação à natureza e o quanto cada vez mais seremos assombrados com eventos impactantes como a covid-19 se não revertermos esse quadro de destruição do planeta."
Reflexões
"Ficou claro que devemos estar preparados para tudo, pois de uma hora para outra o mundo pode virar do avesso, como virou. E isso significa ter coragem e desprendimento para mudar o rumo da vida ou do negócio na mesma velocidade. O momento tem servido para reforçar minha visão de que o mais importante é fazer o que se acredita, nunca esquecer dos valores e não perder a capacidade saudável de rir bastante e se divertir mesmo em meio ao caos."