Nestes tempos de incertezas e futuro imprevisível, o Rio Grande do Sul tem uma fortaleza a explorar. No Estado que sofre, ao mesmo tempo, perdas no campo e as provocadas pela pandemia de covid-19, existem empresas que criaram tantos laços nas comunidades em que atuam que ajudam a defini-las.
A websérie A Força da Economia Local mostra como algumas dessas empresas encontraram formas de amenizar o impacto do coronavírus nas atividades.
A Delivery Much nasceu em 2011, quando dois universitários faziam tantos pedidos de telentrega que perceberam a força do negócio e fundaram a Delivery Much. Focadíssima na economia local, porque dependia do contato com a pizzaria da esquina e a lancheria do centro, a DM levou seu modelo a muitas economias locais. Hoje, está em 250 cidades de todo o país.
Com a chegada da pandemia, telentrega deixou de ser comodidade e virou necessidade, e a DM recebeu uma enxurrada de pedidos. O resultado foi o crescimento de 21% em março e 41% em abril.
Antes, a empresa havia recebido um aporte da Stone, grande investidora e, por conta disso, também uma espécie de "chanceladora" de startups no Brasil. A conversa com Pedro Judacheski encerra a primeira temporada da websérie A Força da Economia Local, mas ainda vamos contar outras histórias de resiliência, reinvenção e inovação. Vem aí a segunda temporada.
Leia mais colunas de Marta Sfredo