Nem todas mudaram para o modelo de três filas de bancos e dois corredores, mas empresas de transporte rodoviário seguem buscando soluções para dar segurança aos passageiros.
A Turistur, transportadora oficial da CVC em Gramado, Canela e Porto Alegre, adotou o sistema de purificação do ar-condicionado com luz ultravioleta.
Desenvolvida pela Marcopolo em parceria com a Valeo Thermal Bus Systems, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de sistemas de ar-condicionado para transportes coletivos, a solução tem um dispositivo que emite luz ultravioleta (UV-C) integrado ao módulo convencional. Ensaios realizados pelo Laboratório de Microbiologia Clínica da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com a colaboração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) avaliaram a eficácia antimicrobiana da radiação ultravioleta instalada no ar-condicionado.
O resultado foi uma taxa de eficiência de mais de 99%, o que melhora qualidade do ar em circulação nos veículos. A radiação UV é considerada eficaz na inativação do material genético de diversos fungos, vírus e bactérias esporuladas, inclusive algumas mais resistentes do que o coronavírus.
O sistema fica enclausurado dentro do módulo de ar-condicionado, evitando que os passageiros tenham contato direto com a radiação. Também há um mecanismo de segurança que desativa as lâmpadas em caso de abertura das tampas para manutenção. Onze ônibus de turismo da frota da empresa estão recebendo o equipamento, e sete vans terão um módulo semelhante desenvolvido pela Marcopeças, concessionária Marcopolo.