O jornalista Leonardo Vieceli colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Em tempos de home office em alta, uma empresa gaúcha desenvolveu tecnologia que busca facilitar a rotina de funcionários e departamentos de Recursos Humanos (RH). Trata-se do aplicativo MOB, que permite a marcação a distância de horários em sistemas de ponto eletrônico.
O projeto é da Metadados Assessoria e Sistemas, sediada em Caxias do Sul, na Serra. A ideia surgiu em 2019 e entra no mercado em meio à pandemia de coronavírus, que forçou a adoção de home office em empresas de setores diversos.
"Entre as vantagens do aplicativo, está a otimização do tempo de trabalho do RH e dos colaboradores, pois, em muitos casos, o funcionário precisa registrar o ponto em uma planilha e, após, o RH precisa digitar essas marcações no sistema. Com o uso do MOB, todo esse processo é resumido em um toque", afirma, em nota, Marcio Bertussi, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Metadados.
O app deve ser instalado em smartphones de empregados. Os departamentos de RH, por sua vez, liberam o acesso de cada funcionário, fornecendo usuário e senha. Assim, cada um pode efetuar seu registro de ponto. O aplicativo estará disponível em breve para download para Android e iOS.
A Metadados tem filiais em Porto Alegre e no Estado de São Paulo.