O jornalista Leonardo Vieceli colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Uma startup gaúcha que agenda faxinas resolveu antecipar parte do valor pago a diaristas pelos serviços de limpeza. A iniciativa é da Donamaid, que conecta as profissionais a possíveis clientes por meio de um aplicativo. Segundo a empresa, a ideia é auxiliá-las durante a crise do coronavírus.
Com a medida, as domésticas recebem uma parcela antes de prestar os serviços. O restante do pagamento é liberado após o término da limpeza. As trabalhadoras cadastradas no aplicativo da Donamaid são avaliadas pelos clientes, com notas que podem chegar a cinco estrelas.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, 39% dos empregadores de domésticas abriram mão dos serviços desde o início da pandemia.
Co-fundadora da Donamaid, Janine Schneiders afirma que as trabalhadoras ligadas à plataforma podem receber cerca de R$ 2,5 mil, em média, por mês. Para isso, seriam necessárias em torno de 25 faxinas no período.
Com sede em Pelotas, a startup atua desde 2017. Ao todo, já foram realizadas cerca de 35 mil limpezas por meio do aplicativo.
Durante a pandemia, a empresa desenvolveu um protocolo sanitário de bio-segurança para as diaristas. A Donamaid atua em Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Rio Grande. A plataforma também opera em Santa Catarina e no Paraná.