Duas startups da Região Sul, Zenvia, de Porto Alegre, e Neoway, de Florianópolis, desenvolveram um sistema de triagem para a covid-19 que está sendo entregue gratuitamente para as prefeituras. Até agora, conforme Cassio Bobsin, CEO da Zenvia, 32 cidades de cinco Estados já adotaram o programa. O empresário explica que a tecnologia não foi sequer batizada, ou seja, não tem marca, para facilitar sua incorporação nas secretarias de saúde municipais.
É um sistema a ser aplicado fora da rede hospitalar, para ajudar a identificar os primeiros sinais de doenças respiratórias. Bobsin explica é baseada nos sintomas e no perfil de risco, com base em dados do Núcleo TelessaúdeRS-UFRGS e do Ministério da Saúde.
Além de apontar se o paciente precisa ou não procurar uma unidade de saúde, a ferramenta já indica a mais próxima, por meio de geolocalização. Segundo o empresário, cada secretaria municipal pode aperfeiçoar esses critérios, baseados nos dados doMinistério da Saúde.
– Cada um ganha seu link para usar no site, e também fornecemos às prefeituras um painel com o mapa e os respondentes em cada região, o que ajuda a planejar – detalha, esclarecendo que o painel é um software, não um equipamento físico.
A ferramenta ficou pronta na quinta-feira passada (2), e até a tarde desta terça-feira (7) já tinha a adesão de 32 cidades em cinco Estados. Bobsin avalia que deve ganhar mais força a partir de agora. Formado em Ciência da Computação, o empresário fez um mergulho no sistema integrado de saúde:
– A ferramenta melhora o planejamento de ações de atendimento à população. Conforme vão tendo os primeiros sintomas, as pessoas ficam registradas, o que permite aos municípios ajustar atuação bairro a bairro, para onde existe mais risco.
O contato para obtenção da ferramenta pode ser feito pelo e-mail covid@zenvia.com, e o sistema está https://covid.zenvia.com. Em Porto Alegre, já está operacional em https://covid.zenvia.com/portoalegre.rs
Leia mais colunas de Marta Sfredo