No mês passado, o Tecnopuc ultrapassou o número de 8 mil pessoas trabalhando no parque tecnológico da PUCRS. São 8,2 mil, mais precisamente, sem contar a unidade de Viamão e outras isoladas do campus Porto Alegre. O complexo reúne atualmente 21 prédios e 170 empresas, de gigantes como a Oracle até startups formadas por uma ou duas pessoas. O recorde de pessoas foi atingido depois que a saída da Dell, em 2016, encolheu em cerca de mil pessoas o público diretamente envolvido com a estrutura.
Conforme Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, o crescimento do número está relacionado à maior aproximação do Tecnopuc com aceleradoras e à entrada de empresas de porte, como GetNet, Sicredi e BoxBrasil. Só no ano passado, mil pessoas se somaram aos que operam no local.
Os espaços para coworking no parque foram multiplicados por seis. Começaram com 50 e, com obras de expansão e reforma feitas durante o verão, foram ampliados para 300. Parte das novas vagas, detalha Audy, será reservada a startups que tenham ao menos um aluno ou ex-aluno da universidade. Até um Espaço Gourmet está sendo finalizado. Mas como é no Tecnopuc, não se trata de um lugar para comer. Será uma área destinada a startups da área de gastronomia, em parceria com Paulo Renato Ardenghi Rizzardi, do projeto Cozinhe.me.