Além da maior presença de programação nacional na TV por assinatura, quem costuma passear com o controle remoto já deve ter percebido também, entre centenas de canais, aqueles com conteúdo majoritariamente brasileiro. Quatro deles são programados pela Box Brazil, empresa com sede em Porto Alegre.
Em vigor desde setembro passado, a nova lei da TV paga determinou que as operadoras que atendem no Brasil a 16,6 milhões de assinantes disponibilizassem nos pacotes básicos os denominados canais brasileiros de espaço qualificado (com pelo menos 12 horas de conteúdo nacional). A cada seis canais de filmes, seriados, desenhos e variedades, ou seja, os mais populares, um deve veicular majoritariamente conteúdo nacional. Esta proporção mudará, em setembro de 2013, para um a cada três - até o limite de 12.
- Somos a maior programadora independente do país com mais de um canal. - diz Cícero Aragon, diretor da Box Brazil.
Aragon destaca o perfil interativo da iniciativa, que tem como meta oferecer serviços "on demand" e produzir conteúdo para tablets e smartphones. O site www.boxbrazil.tv.br já disponibiliza um banco de dados do cinema nacional com fichas de 3 mil filmes e 9 mil profissionais.
A empresa, que ocupa um andar inteiro do complexo Tecnopuc, no bairro Partenon, apresenta os canais Prime Box (filmes), Music Box (shows e videoclipes), Travel Box (turismo) e Fashion TV (moda). Desde 2011 disponíveis em pequenas operadoras regionais, dois canais da Box Brazil ganharam visibilidade nacional em março passado: o Prime Box e o Music Box entraram nos pacotes da NET, maior operadora do país, com 5,5 milhões de assinantes, e da Claro TV, com 3,2 milhões.
- Os filmes têm boa audiência. Buscamos títulos recentes e temos atenção especial com o cinema gaúcho - diz Aragon.
Com investimento "na casa dos milhões", a Box Brazil, segundo Aragon, teve de aguardar a regulamentação da nova lei (que sofreu um atraso de sete meses) para ampliar a base de assinantes. O atraso no pagamento de parte da equipe de funcionários - sábado são 35 - é creditado à demora na assinatura dos contratos com as operadoras.
- O quadro que se desenha é positivo, com o bom retorno do mercado e do público. O desafio é ampliar a base de assinantes e buscar receitas com publicidade, para conquistar o reequilíbrio financeiro e regularizar os pagamentos - afirma Aragon.
Destaques do final de semana
Prime Box (filmes)*
> Depois Daquele Baile (2005), de Roberto Bomtempo. Comédia romântica com Lima Duarte, Irene Ravache e Marcos Caruso. Sábado, às 16h.
> Embarque Imediato (2009), de Allan Fiterman. Comédia com Marília Pera e José Wilker. Sábado, às 22h.
> Proibido Proibir (2007), de Jorge Durán. Drama com Caio Blat, Maria Flor e Alexandre Rodrigues. Sábado, à meia-noite.
> Onde Andará Dulce Veiga? (2008), de Guilherme de Almeida Prado. Drama/suspense com Carolina Dieckmann e Maitê Proença. Domingo, às 18h.
* NET (116), ClaroTV (68) e GVT TV (109)
Music Box (shows)*
> Zeca Pagodinho ao vivo no Canecão. Sábado, às 12h.
> Kid Abelha - Pega Vida, show de lançamento do disco homônimo. Sábado, às 14h30min.
> Nenhum de Nós - Acústico 2, gravado ao vivo no Theatro São Pedro. Sábado, às 18h.
> Dudu Nobre - Roda de Samba ao Vivo. Domingo, às 14h30min.
> Fresno - O Outro Lado da Porta, show que originou o primeiro DVD da banda. Domingo, às 19h.
> Monobloco - Ao Vivo no Circo Voador. Domingo, às 21h15min.
* NET (117) e ClaroTV (111)