Para cumprir uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e ajudar a frear a expansão da covid-19, é preciso evitar aglomerações. Nas empresas, essa orientação fez com que muitas empresas optassem por enviar suas equipes para trabalhar em casa. Dependendo do segmento de atuação da empresa, o home office requer adaptações estruturais.
Para entender melhor este processo, e ajudar as empresas e os funcionários a entender as regras e os processos relacionados ao teletrabalho, a coluna conversou André Gargaro, sócio da Risk Advisory, da Deloitte Brasil. Segundo Gargaro, o primeiro passo é identificar as funções-chave para o funcionamento da empresa e quais os sistemas operacionais necessários para os funcionários que irão para home office:
— Na nossa empresa, mapeamos quais funções dependem de recursos tecnológicos, e os sistemas que os funcionários não conseguiriam acessar de casa. Além disso, é importante criar mecanismos para garantir comunicação segura, para manter a integridade dos dados da empresa. Normal, o funcionamento não será, pois é um plano de contingência.
O especialista alerta que, as empresas devem observar, por até um dia, se o plano de ação estabelecido está funcionando:
— Devem ser avaliadas questões como performance, tempo de resposta a demandas de clientes, interação com a cadeia de suprimento, qualidade da conexão, entre outros fatores. O resultado desses de fatores define se é necessário ajustar ou não o plano.
Para orientar as empresas, a empresa criou um estudo com 10 ações para empresa diante de uma pandemia. Foi elaborado com base em Planos de Continuidade de Negócios (BCP, na sigla em inglês) e gerenciamento de grandes emergências de pneumonias infecciosas atípicas, como H1N1. O estudo completo pode ser acesso no site deloitte.com/br/pt.html
Confira o passo a passo
1. Estabelecer equipes de tomada de decisões de emergência
Devem ser formadas equipes de tomada de decisão para assuntos urgentes temporários. Esses grupos irão definir objetivos a serem alcançados e criar um plano de emergência.
2. Avaliar os riscos e esclarecer mecanismos de resposta a emergências, planos e divisão de trabalho
Alguns empresas já têm planos de contingência de emergências, mas se não for o caso, deve fazer uma avaliação imediata abrangente de todos os riscos, respondendo a questões relacionadas ao funcionamento da empresa.
3. Criar mecanismo positivo de comunicação de informações para funcionários, clientes e fornecedores, e documentar as recomendações
Deve-se estabilizar cadeias logísticas de suprimentos e dar segurança a funcionários e parceiros externos, assim como fortalecer o gerenciamento de informações e serviços. Por outro lado, o sistema de informações existente na empresa deve ser usado para coletar, transmitir e analisar informações da pandemia e emitir imediatamente avisos de riscos.
4. Manter o bem-estar físico e mental dos funcionários
As empresas que puderem, podem optar por férias coletivas ou home office (teletrabalho). Além disso, devem monitorar a saúde dos funcionários, garantir a segurança no ambiente de trabalho e divulgar informações sobre a pandemia.
5. Prática de responsabilidade social e gerenciamento de partes interessadas e incorporação de estratégias de desenvolvimento sustentável às tomadas de decisão
As empresas devem seguir o planejamento e os planos de ação unificados do governo local.
* Colaborou Camila Silva
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