Terceira unidade aberta no Rio Grande do Sul pela rede catarinense Havan – depois de Passo Fundo e Caxias do Sul – a loja de Santa Cruz do Sul reduziu em cerca de um terço o número de funcionários neste início de ano. A inauguração ocorreu há apenas cinco meses, em 21 de setembro de 2019. Com investimento de R$ 25 milhões, havia gerado 150 empregos diretos. Agora, conforme o sindicato dos comerciários da cidade, cerca de 50 foram desligados, restando ao redor de uma centena.
Segundo Afonso Schwengberg, presidente da entidade, o sindicato não tem o número preciso de desligados porque nem todas as demissões precisaram ser homologadas. Foram apenas as que tinham mais de 180 dias de carteira de trabalho assinada. Ao comentar o desligamento com outros meios de comunicação, a Havan atribuiu as dispensas ao fato de envolverem trabalhadores temporários.
Schwengberg confirma que a empresa deu essa versão, mas não era o que prometeu ao chegar à cidade e impor sua estratégia de exigir liberação de trabalho aos sábados, domingos e feriados, com horários até as 23h.
– Muitas dessas pessoas pediram demissão de seus empregos anteriores para trabalhar na Havan porque iriam ganhar mais por trabalhar nestes dias e horários. Agora, estão desempregadas. Não fariam isso se soubessem que eram vagas temporárias – argumenta.
Conforme o presidente do sindicado dos comerciários, o que de fato teria ocorrido é que as vendas não estariam alcançando as metas fixada pela Havan. Schwengberg avalia que isso era esperado, porque a rede não tem grandes diferenciais em relação ao comércio já estabelecido em Santa Cruz do Sul.
Segundo a assessoria de comunicação da Havan, o número de pessoas desligadas não é de 50, mas de 30. Entre os que saíram, alguns teriam pedido demissão e outros seriam, de fato, contratados temporários. A empresa assegura que a redução de quadro não tem relação com o desempenho da unidade e acrescenta que, nesta sexta-feira (21), os colaboradores de Santa Cruz do Sul também receberam remuneração extra resultante do Programa de Participação nos Resultados (PPR).