A rede varejista Havan inaugura, neste sábado (21), sua terceira filial no Rio Grande do Sul. Santa Cruz do Sul receberá a 131ª unidade da empresa catarinense, que no Estado já contava com pontos em Caxias do Sul e Passo Fundo. Com investimento de R$ 25 milhões e geração de aproximadamente 150 empregos diretos, a loja de departamento terá 8 mil metros quadrados e abrirá as portas a partir das 10h, às margens da BR-471.
A operação de Santa Cruz do Sul seguirá os mesmos padrões das outras unidades da Havan no Estado. Sendo assim, a fachada estilizada da Casa Branca e a réplica da estátua da Liberdade, símbolos da rede catarinense, poderão ser vistas por quem passar pelo local. A unidade santa-cruzense contará com mais de 100 mil itens de cama, mesa e banho, eletroeletrônicos, utilidades domésticas e bazar, entre outros segmentos, e ainda terá uma praça de alimentação.
Inicialmente, a empresa havia anunciado a abertura da loja para o dia 14 de setembro. No entanto, atendendo a um pedido da prefeitura, a Havan postergou em uma semana a data de inauguração. Com isso, o evento de abertura marcará o início das comemorações dos 141 anos de Santa Cruz do Sul, celebrados em 28 de setembro.
Até o momento, a Havan já confirmou investimentos em 16 cidades gaúchas. No ano passado, quando acertava detalhes dos primeiros aportes da empresa no Estado, o proprietário da marca, Luciano Hang, manifestou a intenção de colocar até 50 unidades da rede varejista no Rio Grande do Sul.
A tendência é de que a companhia encerre 2019 com seis lojas no Estado, abaixo das 10 unidades anteriormente previstas por Hang. Depois de Santa Cruz, as próximas lojas em solo gaúcho a ficarem prontas serão as de Viamão, Santa Maria e Pelotas, nesta ordem. A unidade de Ijuí, até então marcada para ser finalizada em dezembro, agora não tem data estabelecida para a abertura.
Lojas da Havan do RS
Em operação: Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul (a partir de sábado, 21 de setembro)
Com inauguração confirmada: Pelotas (9 de novembro), Santa Maria (2 de novembro) e Viamão (19 de outubro)
Confirmadas, mas sem data de inauguração: Capão da Canoa, Canela, Canoas, Erechim, Esteio, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Porto Alegre e Rio Grande