Desburocratizar o processo de contratação de estagiários é o objetivo da startup porto-alegrense Zuna. Por meio do site zuna.com.br, empresas contratam e gerenciam a documentação dos estudantes. Prestes a completar um ano de mercado, a startup já intermediou a contratação de mil estagiários. Em meados do ano passado, recebeu aporte de R$ 150 mil da aceleradora gaúcha Wow. O projeto nasceu de uma inquietação de seu CEO, Everton Mendes:
– Trabalhei em agências de integração por quase 20 anos, e poucos processos evoluíram nesse período. Provoquei pessoas do segmento de marketing digital e profissionais da tecnologia a mudar esse cenário. Contratar um estagiário ainda é caro, o que pesa no orçamento das empresas. Ao tornar o processo menos burocrático e mais barato, a chance dos estudantes de ingressar no mercado de trabalho aumenta.
Segundo o empreendedor, no mercado tradicional gaúcho as taxas pagas para as agências integradoras representam de 15% a 20% do valor que as empresas desembolsam com os estagiários. Na startup, afirma, esse custo gira em torno de 1%.
– Somando todos os clientes, obtivemos redução de cerca de R$ 250 mil em taxas de serviços. Com isso, a tendência é que os benefícios oferecidos aos estagiários aumentem – espera Mendes.
A startup atua principalmente na Região Sul e em São Paulo. As empresas podem contratar três tipos de pacote. Para os estudantes, o serviço é gratuito. Neste ano, a empresa ambiciona ampliar a lista de clientes que já conta com Sebrae e ThyssenKrup.
* Colaborou Camila Silva