Foi uma surpresa para o mercado o anúncio de que a Lojas Colombo, tradicional rede de varejo do Rio Grande do Sul, com 245 pontos de venda nos três Estados do Sul, passará a atuar no segmento para pets. A primeira unidade abriu na última quinta-feira (16), em Passo Fundo. Outras três, que serão inauguradas dentro de 30 dias, já têm localização definida: Esteio, Santa Cruz e Bagé. Nesta entrevista, o diretor comercial da rede, Eduardo Colombo, neto do fundador, Adelino Colombo, explica a origem da iniciativa e avisa que, para o ano, a meta é chegar a 20 pontos de venda da Colombo Casa Pet em cidades médias dos três Estados do Sul. Relata ainda que seu minischnauzer, Estopa, foi inspiração e fonte de pesquisa para a nova rede.
Como surgiu a ideia de uma rede para pets?
Há um tempo estávamos nos provocando para encontrar uma forma de nos diferenciar que trouxesse outra fonte de margem, pois o mercado está muito restrito, muito apertado. Começamos a pensar em algo que tivesse relação com o nosso negócio. A Lojas Colombo nasceu com base no atendimento, na prestação de serviços e na realização das pessoas, desde a época da televisão até hoje. Isso tudo é traduzido no nosso slogan, 'A felicidade mora aqui'. Procuramos entender o que mudou nas famílias, no nosso dia a dia. Notamos que tinha um serzinho novo inserido nas nossas vidas, que são os nossos animais. Conversando sobre negócios com pet com o Adelino (fundador e presidente do conselho de administração da Lojas Colombo), que é outra geração, expliquei que, na época dele, o cachorro morava fora de casa e comia restos de comida. Depois, começou a entrar em casa, mas ainda ficava na garagem e continuava comendo o resto de comida. Hoje é diferente, os animais são como filhos, são parte da família. Logo, identificamos que tem tudo a ver, continuamos atendendo as famílias, realizando sonhos por meio dos nossos produtos, só que agora atendemos também essa parte da família que não estava na Lojas Colombo. Entendemos que seria uma forma de ter um negócio novo sem sair da nossa essência. Agora atendemos a família 100%.
Você tem animais de estimação?
Tenho um minischnauzer, que se chama Estopa, porque é branquinho com bigodes desfiados. Ninguém mais fala que tem cachorro, as pessoas dizem que tem filhos. Estamos preparando todas as nossas lojas de eletroeletrônicos para se tornarem pet friendly, o centro administrativo também vai entrar nessa 'vibe', para as pessoas trazerem os pets para o trabalho, começar a conviver mais com esse mundo e fazer a integração entre pessoas e pets.
Começamos a nos espelhar no nosso relacionamento de família com ele (Estopa), como interagimos e cuidamos.
Estopa teve papel na decisão de investir em pets?
Não teve um papel decisivo, mas foi uma boa experiência. Começamos a nos espelhar no nosso relacionamento de família com ele (Estopa), como interagimos e cuidamos. Começamos a prestar mais atenção na alimentação, fazíamos coisas sem se dar conta que estávamos fazendo. Já comprávamos alimentação especial para cachorros com pelo branco, ele está com oito anos, na vida de cão já está passando para a terceira idade. Logo, já começamos a tomar mais cuidado com ele nesse sentido.
Por que a primeira loja foi aberta em Passo Fundo?
Lançamos a ideia, fizemos o plano de negócios e temos uma vantagem muito grande no fato de o Adelino ser muito visionário e empreendedor. Ele comprou a ideia. Foi para uma viagem rotineira de visita a loja – está com 89 anos e, toda semana, viaja para visitar lojas – na região, voltou e disse 'encontrei um ponto para a nossa primeira loja-piloto e já aluguei'. Disse para irmos atrás de tudo porque queria abrir em 30, 40 dias no máximo. Isso foi em outubro. A partir da visão dele, fizemos estudo de mercado, e foi incrível. O que ele identificou apenas com feeling fechou com os estudos de mercado potencial.
Nosso objetivo está em cidades médias, que têm menos atendimento. Queremos fechar o ano com 20 lojas.
E o que prevê o plano de expansão?
Temos ideia de, ao menos no início, não abrir lojas em capitais ou cidades com grandes players (concorrentes do segmento pet). Nosso objetivo está em cidades médias, que têm menos atendimento. Passo Fundo já era uma das mapeadas, temos outras três já definidas: uma loja ficará em Esteio, na região da cidade que faz divisa com Sapucaia do Sul, outra em Santa Cruz do Sul, e a terceira em Bagé. Essas devem ser inauguradas em 30 dias. Queremos fechar o ano com 20 lojas. É um aprendizado, esse segmento demanda investimento maior do que as lojas de eletrodomésticos.
Por que?
Tem a questão técnica de exposição, a estrutura é mais complexa. A loja tem banho e tosa, tem acessórios, medicamentos, alimentos, brinquedos, móveis. Ainda não introduzimos a linha mais completa de móveis, mas vai ter poltronas, camas, racks para gatos. Isso já está começando no mercado, estamos olhando esse tipo de segmento para introduzir.
Por enquanto, definimos cidades só no Rio Grande do Sul, mas já estamos mapeando em Santa Catarina e no Paraná.
A rede se concentrará no Estado?
Por enquanto, definimos cidades só no Rio Grande do Sul, mas já estamos mapeando em Santa Catarina e no Paraná. As negociações ainda não evoluíram, mas as cidades já estão mapeadas. Assim que as quatro lojas estiverem estruturadas, lançaremos o e-commerce da marca, para dar presença nacional para o negócio, usando a estrutura das demais lojas.
Como foi 2019 para a Colombo?
Foi um pouco difícil para o mercado em geral, todo mundo sentiu um pouco. Sofremos até setembro com vendas e margem. Entretanto, outubro, novembro e dezembro superaram até a expectativa, performamos acima do que estávamos esperando. Fizemos o maior Black Friday da história da empresa, em dezembro tivemos ótimos resultados, crescemos acima de dois dígitos. É claro que, se analisarmos o ano, não crescemos tanto, pois o primeiro semestre foi desafiador.
E como estão vendo 2020?
Fomos bem em janeiro, nossa campanha de promoções foi muito boa. Inclusive trouxe alguns desalinhamentos, pois vendemos acima do projetado, algumas lojas estão sem produtos, ficaram 'depenadas'. O que chama a atenção é que a venda na loja física foi muito maior do que no e-commerce. Agora, temos problemas de lojas com falta de produtos e atraso na entrega, mas estamos resolvendo. Estamos bem otimistas, o segmento pet não desacelera nosso core business (negócio principal). Estamos tratando como outro negócio, outra estrutura, que nasce dentro da Colombo, mas a tendência é de que se torne 100% independente. Seguramos um pouco o plano de expansão porque a estratégia é ficar fisicamente nos três Estados do Sul, e são pouquíssimas as cidades em que não temos loja. Estamos traçando um plano para revitalizar nossas lojas e reestruturar nossa operação, dar mais qualidade ao nosso atendimento. Construímos um hotel no nosso centro administrativo, estamos trazendo todos os nossos vendedores para fazer reciclagem. Os novos vendedores participam, durante uma semana, da universidade Colombo, onde fizemos a preparação para enviar esta pessoa mais qualificada para o ponto de venda. Em termos de expansão, estamos focados para crescer nacionalmente via e-commerce.
O ano de 2019 nos obrigou a fechar seis lojas. Eram unidades no Interior, em cidades muito pequenas, de 15 mil a 20 mil habitantes.
Com quantas lojas está a rede?
São 245. Somando as quatro do segmento pet, chegamos a quase 250. O ano de 2019 nos obrigou a fechar seis lojas. Eram unidades no Interior, em cidades muito pequenas, de 15 mil a 20 mil habitantes. Estamos concentrando as forças em lojas maiores. Essa estratégia de fechar lojas em cidades menores resultou em um esforço maior de e-commerce para atender essas cidades. Fechamos o ponto físico, mas a venda para a cidade não caiu, pois absorvemos com o e-commerce.
O fundador da rede segue atuante, pela história sobre a origem da rede pet?
Ele tem desacelerado bastante, mas a vida dele é isso aqui. Ele nos ajuda muito, pois temos aqui uma universidade de varejo ao nosso lado. Como presidente do conselho de administração, está bem atuante na operação, querendo saber. Vai às lojas e levanta os problemas, é muito boa essa presença dele aqui.