O Grupo A (antes conhecido como Artmed) vai ampliar sua estrutura física. Está investindo cerca de R$ 8 milhões na nova sede no 4º Distrito de Porto Alegre, com 4 mil metros quadrados de área construída. A empresa, que tem hoje cerca de 700 colaboradores, quer melhorar o ambiente corporativo, favorecer a integração das pessoas e implantar novos formatos de trabalho e tecnologias.
O início da transição para a nova sede está previsto para março próximo. Conforme o presidente do Grupo A, Celso Kiperman, um dos objetivos com a mudança – das imediações do Hospital de Clínicas para o 4º Distrito – é avançar em temas que vem caracterizando essa região da cidade: desenvolver e estimular um ambiente criativo, colaborativo e inovador. Um de seus propósitos é usar tecnologia para superar os desafios da educação brasileira, e a mudança é considerada estratégica para destacar a intenção disruptiva da empresa.
O projeto inclui ambientes mais abertos, com divisórias de vidro, isolamento acústico das ilhas de trabalho com tecido de véu de vidro sob os setores, cobertura térmica para a redução do uso de energia para climatização e estrutura para instalação de placas fotovoltaicas.
O Grupo A foi fundado há cerca de 45 anos por Henrique Kiperman. Começou vendendo livros, tornou-se uma editora e hoje é líder nacional em sua área e referência em edtech (startups ligadas à educação) no país. No final de 2018, recebeu aporte do fundo Kinea, ligado ao Grupo Itaú, que ficou com 40% do negócio. Agora, o Grupo A faz um movimento de avanço que coincide com outro "investido" do Kinea, o CCG, que também acaba de fazer investimento relevante em uma clínica no centro de Porto Alegre.