Em leilão de reforço do sistema de transmissão de energia organizado pelo governo federal, o Rio Grande do Sul se credenciou para receber mais um investimento. A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) fará investimento de R$ 681,6 milhões na região da serra gaúcha.
Essa disputa foi diferente da realizada na mesma época do ano passado, que reservou para o Estado mais de R$ 5 bilhões em projetos no mesmo segmento porque tinha em foco apenas a complementação de circuitos de transmissão.
A CTEEP aceitou receber receita anual 66,85% menor do que a máxima tolerada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os leilões de projetos de transmissão de energia têm como objetivo garantir que a energia gerada em determinados pontos chegue até a consumidores concentrados em outros.
O atraso nesse tipo de instalação, provocado pela falta de capacidade financeira da Eletrosul de tocar o chamado Lote A, fez com que novas capacidades de geração no Estado ficassem impossibilitas de disputar leilões específicos por falta de conexão com o sistema elétrico nacional.