A coluna já havia ficado impressionada com a projeção de aumento de vendas de 8% no Iguatemi Porto Alegre para este ano, e agora o Praia de Belas estima crescimento entre 12% e 13%. Uma das mudanças previstas para breve no empreendimento será a duplicação do espaço da loja da Adidas no primeiro andar do shopping. Como o Internacional trocou o fornecedor de material esportivo, da Nike para a marca de origem alemã, a empresa alugou mais espaço no primeiro andar e vai transformar o ponto de venda do Praia de Belas – um ponto de partida informal para jogos no Beira-Rio. Será uma loja-conceito da grife, chamada de "flagship" no jargão do varejo.
Iguatemi e Praia de Belas têm a mesma controladora, a Empresa Iguatemi de Shopping Centers, que recentemente aumentou sua participação do Praia de Belas de 37,55% para 57,55%. Conforme o gerente-geral do Praia de Belas, Marcelo Borba, nada muda na gestão do centro comercial que fica entre as avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas porque o controlador também não foi alterado, apenas reforçou sua fatia.
– Nada muda no dia a dia do Praia, nem para o consumidor nem para os lojistas. A governança continua a mesma, só muda a composição acionária . Como o negócio envolveu uma participação de 20%, pode-se dizer que o empreendimento vale em torno de R$ 900 milhões – estima Borba.
Segundo o gerente-geral, o mês de novembro foi "excepcional", e em 2019 o Praia de Belas deve ter seu primeiro aumento de vendas de dois dígitos desde 2013:
– A Black Friday foi a maior de todos os tempos. Quase todos os lojistas relataram que bateram metas. Foi um prelúdio de dezembro. que está se confirmando. Estamos projetando pelo menos 12% a 13% de crescimento em relação a 2018, tanto em dezembro quanto no acumulado do ano.
A taxa de vacância no Praia de Belas, conforme Borba, é inferior a 4%, que ele considera "praticamente imperceptível". Neste momento, alguns tapumes indicam mudanças na operação, não espaço disponível, detalha, referindo-se ao espaço anteriormente ocupado pela You Com, no terceiro andar, que será ocupado em breve pela Probel Colchões.
Uma das marcas das quais Borba mais se orgulha ao longo dos últimos dois anos é a abertura para acolhimento de pessoas com necessidades especiais no Praia de Belas. A equipe foi treinada com ajuda da ONG Autismo é Vida e, conforme o executivo, deu resultados extraordinários, como conseguir que portadores de autismo se envolvessem com atividades de Natal do shopping:
– Vamos manter essas atividades ao longo do ano. Tenho muito orgulho do trabalho que nasceu aqui – emociona-se Borba.