Grêmio e Inter terão a última noite decisiva de 2019. Na verdade, começa nesta terça-feira (17) a Libertadores de 2020. Afinal, a partir das 21h, em Luque, no Paraguai, a Conmebol sorteará os grupos para a competição que terá final única no Maracanã.
A entidade já divulgou os potes. O Grêmio, terceiro do ranking sul-americano, foi confirmado como um cabeça de chave, enquanto o Inter (16º) terá a vantagem de decidir no Beira-Rio o primeiro confronto da fase preliminar.
Além do Grêmio, estão confirmados no pote 1 Flamengo, River Plate-ARG, Boca Juniors-ARG, Nacional-URU, Peñarol-URU, Palmeiras e Olimpia-PAR. No pote 2 aparecem outros dois brasileiros: Santos e São Paulo. O Athletico-PR figura no pote 3.
No seu primeiro duelo, valendo pela Fase 2, o Inter poderá enfrentar Independiente de Medellín-COL, Cerro Largo-URU, Macará-EQU, um chileno ou um rival oriundo da Fase 1, que tem os seguintes times: Barcelona de Guayaquil-EQU, Guaraní-PAR, Universitario-PER, Progreso-URU e Carabobo-VEN, além de um representante da Bolívia.
A Dupla terá os seus presidentes em Luque. Romildo Bolzan Júnior representará o Grêmio e Marcelo Medeiros, o Inter. E, pela SporTV, milhões de gaúchos cruzando os dedos na torcida por caminhos menos complicados. Até porque há chance de haver Gre-Nais na fase de grupos caso o Colorado avance suas duas fases de mata-mata.
Veja a divisão por fases da Libertadores
Fase 1
- Dos 47 clubes, seis farão um mata-mata ainda em janeiro. Há uma equipe de cada um dos seguintes países: Bolívia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A disputa ocorre em jogos de ida e volta. O sorteio formará três confrontos, com times do pote 1 enfrentado os do pote 2.
Fase 2
- É nesta fase que Inter e Corinthians ingressarão, assim como os argentinos, os colombianos e os chilenos. São 13 clubes e mais os três vencedores da Fase 1 divididos em dois potes. Novamente o ranking da Conmebol serviu como base. O Inter ficou no primeiro pote e disputará sempre a segunda partida do mata-mata como mandante.
- Uma regra fundamental do sorteio nessa fase é que clubes do mesmo país não podem se enfrentar. Outra é que já existe um chaveamento pré-estabelecido pela Conmebol, projetando a Fase 3. Ou seja, o Inter já saberá quem vai enfrentará caso passe por este primeiro desafio.
Fase 3
- Os oito clubes classificados da fase anterior vão para mais um mata-mata, sendo que o time melhor colocado no ranking segue decidindo o jogo da volta em casa. O chaveamento já foi definido. Importante citar é que não há travas nesta fase.
- Ou seja, clubes de mesmo país poderão se enfrentar, abrindo margem para Inter x Corinthians. O Colorado, 16º no ranking, só não jogará em casa a partida da volta se o sorteio indicar aqui o Cerro Porteño, 11º.
- Dos quatro clubes que serão eliminados nessa etapa, os dois de melhor campanha irão para a Copa Sul-Americana 2020.
Fase de grupos
- Serão 32 clubes, sendo 28 já previamente classificados e mais os quatro classificados da Fase 3. O sorteio formará os oito grupos da Libertadores. Algumas regras devem ser destacadas. O Flamengo, como atual campeão do torneio, será cabeça de chave do Grupo A. Em seguida, os outros cabeças de chave, definidos pelo ranking e dentro do Pote 1, serão sorteados para os demais grupos, do B ao H.
- A partir daí, cada grupo terá um integrante do pote 2, um do pote 3 e um do pote 4. Atenção: clubes do mesmo país não podem estar no mesmo grupo. A não ser que um dos clubes seja oriundo da fase preliminar da Libertadores. Isto é: hoje, o Inter já poderá saber que grupo cairá caso avance. Inclusive, o do Grêmio.
Casos indefinidos
- Bolívia: o clausura se encerrará somente ao final do ano. No momento, o Jorge Wilstermann (da cidade de Cochabamba) vai ficando com a vaga direta para a fase de grupos sendo segundo colocado, já que o Bolívar, líder da competição, está classificado. As outras duas vagas são para os dois clubes de melhor campanha na temporada inteira. The Strongest (de La Paz, cidade a 3,6 mil metros de altitude), San José (de Oruro, cidade a 3,7 mil metros de altitude) e até o Nacional de Potosí (cidade a 4 mil metros de altitude) brigam pelas colocações.
- Chile: a última vaga chilena na Libertadores seria para o campeão da Copa do Chile. No entanto, por conta dos protestos no país, a federação resolveu encerrar a competição na fase semifinal, e vai marcar um jogo entre Universidad de Chile e Unión Espãnola para definir o representante. Os outros semifinalistas do torneio (Universidad Católica e Colo-Colo) já tinham a vaga garantida.
Datas pré-estabelecidas
- 1ª fase eliminatória: 22/1 e 29/1
- 2ª fase eliminatória: 5/2 e 12/2
- 3ª fase eliminatória: 19/2 e 26/2
- Fase de grupos: 4/3 a 6/5
- Sorteio da fase mata-mata: 13/5
- Oitavas: 22/7 e 29/7
- Quartas: 19/8 e 26/8
- Semifinais: 23/9 e 3/10
- Final: 21/11