A decoração de Natal ainda nem estreou oficialmente no Iguatemi Porto Alegre, mas o shopping ganhou um presentão de 2019. Tem previsão de fechar o ano com 8% de aumento em vendas totais, 10% nos restaurantes e 34% nos segmentos de saúde, beleza e cosméticos. Ao apresentar esses números, Nailê Santos, gerente-geral do shopping, destacou que a taxa de vacância (percentual de lojas desocupadas sobre o total) foi de 1,5% no ano – o que quer dizer apenas cinco lojas fechadas –, enquanto a média da Região Sul no período atingiu 7,4%.
Entre as 17 novas operações previstas para abrir as portas até o final do ano, está uma loja exclusiva e inédita no Estado da grife italiana Dolce & Gabbana. Conforme Nailê, o Iguatemi está aumentando sua aposta no alto luxo, muito em decorrência do sucesso da "pop store" (loja temporária) da Louis Vuitton, que teve em Porto Alegre, conforme relato de executivos da marca, seu melhor desempenho no Brasil. Deveria ter ficado aberta três meses, mas se encaminha para um ano e não tem mais data para fechar.
Quase por coincidência, neste ano em que o Iguatemi se encaminha para dar a volta por cima na crise será recuperada a estrela de Natal que costumava brilhar até 2013 – último ano antes da recessão que se seguiu. A peça, que era colocada em uma caixa d'água removida pela obra de ampliação do shopping, voltará restaurada para simbolizar, quem sabe, o fim dos tempos escuros na crise econômica. Vai brilhar na frente da fachada principal, da Nilo Peçanha, perto de onde esteve até 2013.