Se o Banrisul pensa em agências sem caixa, outro banco gaúcho, só que privado, pretende transformá-las em cafés, com wi-fi e espaço para convivência. O banco digital gaúcho Agibank planeja ampliar sua rede de atendimento para 1,5 mil pontos. A empresa tem 600 agências, 10% deste volume no Rio Grande do Sul. A expansão marca o início do novo modelo de negócio do banco, o Agibank Experience Coffee, que deve estrear até o final deste ano. O presidente do banco, Marciano Testa, adiantou à coluna que os pontos neste modelo serão segmentados para público jovem de renda média. O negócio funcionará em parceria com marcas de café ainda em definição. As primeiras agências serão instaladas em Porto Alegre – na Rua Mostardeiro, bairro Moinhos de Vento– e em São Paulo (SP).
O espaço vai contar com funcionários especializados para ajudar os clientes a utilizar o aplicativo do banco. Que, por falar nisso, está em processo de reformulação. Segundo o presidente, funcionários da empresa testam as novas funções do app que, deve ser lançado até o final desde mês.
— A grande diferença dos modelos bancários tradicionais para o modelo de banco digital é que nos baseamos na experiência do cliente, enquanto os bancos tradicionais são focados em produtos e serviços – afirma.
Com cerca de 1,5 milhão de clientes ativos, a maioria é formada por clientes com mais de 55 anos e renda até R$ 4 mil. Segundo Marciano, o principal desafio do Agibank é de se tornar o principal banco dos usuários:
– Isso ocorre quando o cliente escolhe o Agibank para receber seu salário. Isso faz com
que os diminuam e o número de serviços utilizados pelo cliente aumente. Atualmente,
200 mil pessoas recebem o seu salário por meio do banco.
Testa participou reunião-almoço da Federasul com cinco dirigentes de bancos gaúchos – além do Agibank, Banrisul (Cláudio Coutinho), Sicredi (João Francisco Tavares), Agibank (Marciano Testa), BRDE (Luiz Corrêa Noronha, vice-presidente) e Badesul (Jeanette Lontra).
* Colaborou Camila Silva
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